RELATO DE CASO: CARCINOMA CRIBRIFORME MAMÁRIO (MEDICINA VETERINÁRIA)

Amanda de Azevedo Araujo, Gabriel Ribeiro de Moura, Luis Fernando Fiori Castilho

Resumo


O carcinoma cribriforme mamário é incomum em cadelas e mais frequente em gatas. A relevância do tumor mamário em cadelas é estudada como modelo para o câncer de mama em mulheres. Diversos fatores como genéticos, nutricionais, ambientais e hormonais contribuem para o desenvolvimento desses tumores. A exposição prolongada a hormônios sexuais é um fator de risco, destacando a importância da castração precoce. Um sinal clínico evidente é o aumento do volume das mamas e o diagnóstico envolve avaliação clínicas, citopatológico e exames de imagem. O tratamento de escolha é a mastectomia radical. O osteossarcoma é uma neoplasia maligna com alta incidência em cães de porte grande ou gigante. O diagnóstico inclui histórico, exame físico e a biópsia óssea é considerada o “padrão ouro”. O principal tratamento é a amputação do membro afetado, aliviando dor e previne metástases. Objetivo: Relatar um caso de Carcinoma Cribriforme Mamário em cadela da raça Australian Cattle Dog, acerca disso, este caso torna-se incomum. Materiais e Métodos: Relato de caso referente a uma cadela de 7 anos, raça Australian Cattle Dog, diagnosticada como portadora de Osteossarcoma e tratada para tal. Resultados: Instaurado tratamento para osteossarcoma, devido às dificuldades encontradas para chegar a um diagnóstico definitivo de carcinoma cribriforme mamário, o animal veio a óbito. Conclusão: O carcinoma cribriforme mamário, neoplasia rara em cadelas, foi diagnosticado dificilmente, confirmado apenas por histopatológico post-mortem, resultando num prognóstico desfavorável. Destaca-se a importância de disseminar esse estudo, para auxiliar veterinários em diagnósticos precoces em casos semelhantes.

Palavras-Chave:oncologia; carcinoma; cribriforme; osteossarcoma; mamário; radiologia.


Texto completo:

PDF

Referências


Cribriforme. In: Dicionário brasileiro de língua portuguesa. Michaellis, 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno- portugues/busca/portugues-brasileiro/cribriforme.

Czapla TM, Pinheiro TP, Konradt G, Konradt DMB, Rossato CK. Carcinoma cribriforme mamário metastático associado à sepse em um canino - relato de caso. Cruz Alta: Universidade de Cruz Alta. 2018.

Daleck CR, De Nardi AB. Oncologia em cães e gatos. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda.; 2016. ISBN 9788527729918.

Departamento de Patologia. Anotações perfunctórias sobre neoplasias. Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://patologia.medicina.ufrj.br/index.php/histopatologia-geral/401-anotacoes-teoricas/anotacoes-sobre-neoplasias#aMain. Acesso: 21/06/2023.

Garcia AL, Mesquita J, Nóbrega C, Vala H. Cuidados paliativos em oncologia veterinária. Millenium - Revista de Educação, Tecnologias e Saúde. 2016. https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8271. Acesso em: 25/06/2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.