Síndrome Burnout Em Médicos Veterinários No Brasil (MEDICINA VETERINÁRIA)

Ana Karolina Batista Leite, Vitor Hugo Vieira Da Costa Peixoto, Aryana Dias De Abreu

Resumo


A presente revisão de literatura tem como objetivo abranger sobre os principais fatores que influenciam para o surgimento da Síndrome de Burnout nos profissionais veterinários e a partir dessa perspectiva transmitir a importância e fidedignidade de uma prática médica veterinária mais humanizada, responsável e atenta às questões de saúde mental. Para isso, inicialmente faz-se um estudo sobre a origem e evolução da Medicina Veterinária no mundo e no Brasil, apresentando-a até o nível que a profissão se tornou vulnerável a problemas trabalhistas. Posteriormente apresenta-se a definição de Síndrome de Burnout, como pode acontecer e em quais profissões está mais presente, tendo um destaque as profissões da área da saúde. Por fim, finalmente faz-se a explanação da condição especificamente na Medicina Veterinária, apresentando os fatores de maior relevância para o acometimento da condição em profissionais veterinários, na intenção de adquirir melhores perspectivas preventivas para esse problema de saúde pública.

Palavras-Chave:Burnout na Medicina Veterinária, Burnout no Brasil, Suicídio na Medicina Veterinária.


Texto completo:

PDF

Referências


ABINPET – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. Mercado Pet Brasil. 2019. Disponível em:http://abinpet.org.br/mercado/.

ALMEIDA, A. J. Comparação entre bem-estar psicológico do tutor e problemas comportamentais no seu animal de companhia. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Faculdade de Medicina Veterinária. Lisboa, PT, 2015.

ALVES, P. F. Impacto da humanização no bem-estar canino. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/203084/Paola%20de%20Freitas%2 0Alves%20-%202019_1.pdf?sequence=1.

BARTRAM, D.J.; BALDWIN, D.S.; YADEGARFAR, G. A cross-sectionalstudyof mental-healthandwell-beingandtheirassociations in the UK veterinaryprofession. Social psychiatryandpsychiatricepidemiology, p. 1075 – 1085, 2009.

BARWADT.E. T. et al. Reflexos da sociedade e a síndrome de Burnout na medicina veterinária: revisão de literatura. Brazilian. Journal. Health. Review. Curitiba, v. 3, n. 1, p. 2-14. DOI:10.34119/bjhrv3n1-001 2020.

BRASIL. Censo da Educação Superior 2017 Disponível em:http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2018-pdf/97041-apresentac-a-o-censosuperior-u-ltimo/f.

CÂNDIDO. J. e DE SOUZA. L. R. Síndrome de Burnout: as novas formas de trabalho que adoecem. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.