ÚTERO DIDELFO EM CADELA (MEDICINA VETERINÁRIA)

Antonio Hudson Dias Marques, Alexandra Ariadine Bittencourt Gonçalves

Resumo


O útero didelfo é uma anomalia rara, com dados escassos, que surge do desenvolvimento embrionário anormal e fusão
incompleta dos ductos de Müller. As anormalidades genéticas maternas são uma das principais causas de abortamento em humanos, no entanto, existem poucos relatos sobre essa ocorrência em animais. Objetivo: Relatar a ocorrência de um caso de útero didelfo, observado durante o procedimento cirúrgico de ovariohisterectomia (OH) eletiva de uma cadela. Materiais e Métodos: Neste trabalho foi relatado um caso raro de útero didelfo em cadela como achado clínico durante um OH. Resultado: Por se tratar de uma anomalia uterina de difícil diagnóstico, a melhor forma de evitar complicações, tais como distocias é a castração eletiva. Além disso, a falta de estudos e pesquisas sobre essa anomalia congênita, dificulta averiguar possíveis fatores genéticos, tais como a hereditariedade, endogamia e anomalias congênitas que pré-dispõem a malformações uterinas.

Palavras-Chave: Ovariohisterectomia; ductos paramesonéfricos; anomalia uterina.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, J. M. Embriologia Veterinária Comparada. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, p. 118 – 125, 1999.

BASRUR, P.K., BASRUR, V.R. Genes in genital malformations and male reproductive health. Anim Reprod, v.1, p.64- 85, 2004

FELIX.H.D. G, RODRIGUES. R. Determinação sexual e diferenciação sexual no embrião e no feto. Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, p. 1-10, 2004.

FOSSUM, T. W. Cirurgia de pequenos animais. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

GRUNERT, E., BIRGEL, E.H., VALE, W.G., BIRGEL JUNIOR, E.H. Patologia e clínica da reprodução dos animais domésticos: ginecologia. São Paulo: Varela, 2005. 551p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.