CIRURGIA ORTOPÉDICA EM CÃO USANDO A TÉCNICA DE OSTEOTOMIA DE NIVELAMENTO DO PLATÔ TIBIAL – TPLO (MEDICINA VETERINÁRIA)

Caio Márcio Silva e Lisboa, Irwing Acioli Sabadini, Gizele Monsueth Melo

Resumo


A técnica compõe-se na osteotomia, onde sucede uma rotação de estabilização da porção proximal da tíbia, ou seja, o ângulo da tíbia muda em relação ao fêmur, convertendo a mecânica da articulação lesionada, o que possibilita a neutralização do impulso tibial cranial, desta maneira procura estabilizar a articulação do joelho e viabiliza uma recuperação rápida. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é relatar o caso de um cão que teve ruptura do ligamento cruzado cranial e passou por cirurgia onde foi utilizada a técnica de osteotomia de nivelamento do platô tibial (TPLO). Materiais e Métodos: Foi utilizado na elaboração do presente estudo a análise dos dados que foram obtidos na anamnese durante a consulta com o veterinário, o diagnóstico, tratamento e no acompanhamento no pós-operatório do animal. Para obtenção da fundamentação teórica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica.Resultado:O estudo demonstrou que a anamnese, diagnóstico e o tratamento para o caso em questão, estão de acordo com os padrões propostos na literatura sobre o tema, ou seja, satisfatório. Conclusão: A ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCCr) é uma doença que acomete o joelho do cão, o que ocasiona processos degenerativos das articulações e instabilidade. Por essa razão é muito importante que o animal seja levado ao veterinário assim que apresentar dificuldades e/ou dores ao se locomover, o diagnóstico é dado por exame clínico ortopédico em conjunto com exames de imagem. O tratamento cirúrgico é o mais adequado.

Palavras-Chave: Osteotomia; nivelamento do platô tibial; Cão.


Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, M., et al. Ruptura do ligamento cruzado cranial de cães apresenta correlação com índice de massa corporal elevado. São do conhecimento, 2012. Disponível em: < https://publicacoeseventos.unijui.edu.br›. Acesso em: 11 nov. 2023.

BERGH, M. S.; SULLIVAN, C.; FERRELL, C. L.; TROY, J.; BUDSBERG, S. C. Systematic review of surgical treatments for cranial cruciate ligament disease in dogs. Journal of the American Animal Hospital Association. v. 50, n. 5, 2014, p. 315-321. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25028440/>. Acesso em: 14 de março de 2023.

BERRY, S. H. Anestésicos Injetáveis. In: GRIMM, K. A. et al. Lumb & Jones Anestesiologia e Analgesia em Veterinária. 5ª Ed. – Rio de Janeiro: Editora Roca, cap. 15, p. 271- 290, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/42180008/Lumb_and_Jones_Anestesiologia_e_Analgesia_5_ed_Kurt_A_Grimm_unlocked_1_. Acesso em: 17 de setembro de 2023.

BOCKSTAHLER, B. The orthopaedic patient: conservative treatment, physiotherapy and rehabilitation. Iams clinical nutrition symposium, p.25-30, 2006. Disponível em: https://www.vetcontact.com/iams_symposium2006/bockstahler.pdf. Acesso em 17 de setembro de 2023.

COMERFORD E.J, Smith K, Hayashi K. Update on the aetiopathogenesis of canine cranial cruciate ligament disease. Vet Comp Orthopaed 2011; 24: 91–98. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21243176/. Acesso em 17 de setembro de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.