CRIPTORQUIDISMO EM CÃES (MEDICINA VETERINÁRIA)

Carlos Alberto Sardenberg da Silva, Roni Pereira Sobral, Rafael Rossetto de Sousa

Resumo


O criptorquidismo é considerado uma alteração de caráter hereditário caracterizado pela falha na descida de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal. Tal enfermidade é considerada um importante fator de risco para o desenvolvimento de tumores testiculares, aumentando em 26 vezes o risco no desenvolvimento tumores de células de Sertoli e seminoma, o que torna a neoplasia mais agressiva devido a alteração do metabolismo desses grupos celulares em decorrência da localização testicular ectópica.Objetivo:relatar o atendimento de um cão da raça Pinscher, diagnosticado com criptorquidismo. Materiais e Métodos:Análise dos dados primários que foram obtidos na anamnese efetuada durante a consulta com o veterinário, durante o diagnóstico e no acompanhamento do tratamento do animal. Para obtenção da fundamentação teórica, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Resultado:Os resultados demonstram que o diagnóstico e o tratamento para o caso em questão, estão de acordo com os padrões da literatura sobre o tema, sendo o resultado satisfatório. Havendo um incentivo para novos estudos sobre a temática para melhorar e promover a saúde do animal. Conclusão:O estudo presente demonstrou a importância de diagnosticar o criptorquidismo, e em caso de diagnóstico precoce é possível tratar a doença, seu tratamento é cirúrgico, afim de evitar que haja reprodução desses animais, evitando que o criptorquidismo seja repassado, pois é hereditário.

Palavras-Chave: criptorquidismo; cirurgia; cão.


Texto completo:

PDF

Referências


ACKERMAN, S. (1999) Political Corruption and Democracy. Connecticut Journal of International Law, 14, 363.

AGNEW, D. W.; MACLACHLAN, J. N. Tumors of the genital systems. In: MEUTEN, D. J. Tumors in domestic

animals. 4th ed. North Carolina: Wiley, cap. 16, p. 694-709, 2017.

AMANN RP, VEERAMACHANENI DN. Cryptorchidism in common eutherian mammals. Reproduction. 2007;133:541-561.

ARAUJO, B. M. et al. Carcinoma de células escamosas testicular em cão criptorquidico: relato de caso. In: Jornada De Ensino. Pesquisa E Extensão, 10. 2010, Recife. Anais... Recife: UFRPE, 2010.

BALLABEN, Nátalie Massaro Rosa; ALVES, Marcelo Augusto Moraes Koury; MORAES, Paola Castro. TORÇÃO TESTICULAR INTRA-ABDOMINAL EM CÃO CRIPTORQUIDA. INVESTIGAÇÃO, v. 15, n. 4, 2016.

BANCO, B. et al. An Immunohistochemical Study of Normal and Neoplastic Canine Sertoli Cells. Journal

of Comparative Pathology, vol. 143, p.239-247, 2010. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.

jcpa.2010.04.001. > Acesso em: 17 de maio de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.