Anestesia infiltrativa por tumescência em cadelas submetidas a mastectomia (MEDICINA VETERINÁRIA)

Geice Cardoso da Costa, Guilherme Kanciukaitis Tognoli

Resumo


A utilização da técnica de anestesia infiltrativa por tumescência, vem se destacando em cirurgias de cadelas submetidas a procedimentos de mastectomia, promovendo analgesia trans e pós-operatória, proporcionando benefícios ao animal bem como a diminuição do consumo de anestésico volátil durante o procedimento e uma recuperação rápida. Atualmente a solução anestésica administrada consiste em um anestésico local, um fármaco vasoconstritor, uma substância reguladora de pH e uma solução intravenosa estéril, que também podem estar associados a um fármaco anti-inflamatório esteroidal, sendo a lidocaína o anestésico local mais utilizado na anestesia tumescente. A infusão da solução tumescente pode ser realizada de maneira manual, sem maiores dificuldades, por meio da inserção da ponta da agulha na derme em um ângulo de 30º, seguida pela injeção lenta da solução, ainda, podendo ser utilizadas bombas de infusão. Metodologia: A elaboração dessa revisão de literatura implicou na compilação de dados da bibliografia básica como artigos, dissertações e teses cujo assunto principal fosse o uso da técnica de tumescência em mastectomias.O objetivo do presente estudo foi realizar, através de revisão de literatura, um compilado de dados sobre a técnica anestésica infiltrativa por tumescência em cadelas submetidas a mastectomia, e mostrar as principais vantagens, desvantagens, e indicações da técnica citada. Conclui-se que a técnica de anestesia por tumescência é extremamente eficaz em mastectomias sendo assim bastante utilizada em Medicina Veterinária.

Palavras-Chave: Anestesia infiltrativa; tumescência, lidocaína. 


Texto completo:

PDF

Referências


ABIMUSSI, C. J. X. et al. Anestesia local por tumescência com lidocaína em cadelas submetidas a mastectomia. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 65, p. 1297-1305, 2013. Disponível em: SciELO - Brasil - Anestesia local por tumescência com lidocaína em cadelas submetidas a mastectomia Anestesia local por tumescência com lidocaína em cadelas submetidas a mastectomia Acesso em: 02 de abril de 2023.

AGUIAR, J. B.; TRAUTWEIN, L. G. C.; DI SANTIS, G. W.; SOUZA, A. K.; VIANA, A. B.; MARTINS, M. I. M. Qualidade de vida versus diagnóstico histopatológico e prognóstico de cadelas submetidas à mastectomia unilateral. Revista de ciência veterinária e saúde pública, v. 3, p. 202-204, 6 out. 2016.

AGUIRRE, C. S. et al. Anestesia convencional e técnica de tumescência em cadelas submetidas à mastectomia. Avaliação da dor pós-operatória. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 66, p. 1073-1079, 2014. Disponível em: SciELO - Brasil - Anestesia convencional e técnica de tumescência em cadelas submetidas à mastectomia. SciELO - Brasil - Anestesia convencional e técnica de tumescência em cadelas submetidas à mastectomia. Avaliação da dor pós-operatória Anestesia convencional e técnica de tumescência em cadelas submetidas à mastectomia. Avaliação da dor pós-operatória Acesso em: 02 de abril de 2023.

ALVES, J. E. D. O. et al. Mecanismos fisiopatológicos da nocicepção e bases da analgesia operatória em pequenos animais. Acta Biomédica Brasiliensia, v. 8, n. 1, 21 jul. 2017.

BEDENDO, G. H. M. et al. Técnica de tumescência para anestesia local em cadela submetida a mastectomia. Salão do Conhecimento, 2019. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/11948/10624 Acesso em: 10 de outubro de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.