PROTETORES BUCAIS E A ODONTOLOGIA (ODONTOLOGIA)

Aline Lopes da Silva Souza, Deuvai de Souza, Liana Bonfim Misson Paulin

Resumo


A popularização dos esportes de contato aumentou as lesões orofaciais, realçando a importância da odontologia esportiva, especialidade que visa proteger e melhorar a saúde bucal dos atletas, impactando positivamente no seu desempenho. No Brasil, desde 2015, essa especialidade promove a prevenção, diagnóstico e reabilitação oral em esportistas, enfatizando o uso de protetores bucais individualizados como meio essencial para prevenir traumas orofaciais. A falta de conhecimento sobre sua importância sugere a necessidade de mais educação e conscientização por parte dos dentistas sobre a prevenção de lesões bucais. Existem três tipos principais de protetores: pré-fabricado, moldável e personalizado. Objetivo: O objetivo do estudo é expor a importância dos protetores bucais e explicar como eles funcionam para prevenir lesões orofaciais durante a prática de esportes e atividades físicas. Metodologia: Foi feita uma seleção de 40 artigos em bases de dados como Pubmed, Lilacs e Google Acadêmico, com foco em protetores bucais e odontologia esportiva, de 2008 a 2023, para fundamentar este estudo.Conclusão: O artigo ressalta a importância da saúde bucal e da odontologia esportiva para a prevenção de lesões e o desempenho dos atletas, destacando o uso essencial de protetores bucais personalizados em esportes de contato. Ele enfoca a responsabilidade ética dos dentistas esportivos em promover a saúde integral dos atletas e demonstra como a odontologia pode contribuir significativamente para a performance e o bem-estar no ambiente esportivo.

Palavras-Chave:Protetores Bucais; Medicina Esportiva; Atletas; TraumatismoDentário. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Delfim Cristiano Rodrigues de. Protetores Bucais, Lesões e Performance. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2023.

ASHLEY, P. et al, Oral health of elite athletes and association with performance: a systematic review, British Journal of Sports Medicine, v. 49, n. 1, p. 14–19, 2015.

ANTUNES, Lívia Azeredo Alves, et al. Trauma Dental E Protetor Bucal: Conhecimento E Atitudes Em Estudantes de Graduação Em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física E Esporte, v. 30, nº 2, p. 287–294, Jun. 2016. Disponível em: . Acesso em: 18 abr. 2023.

ANACLETO, Felipe Nogueira; SCHNEIDERS, Rubens; FERNANDES, Francisco; et al. Uso de protetores bucais nas práticas esportivas. [s.l.: s.n.], 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2023.

ALMEIDA, Delfim Cristiano Rodrigues de. Protetores Bucais, lesões e perfomance. repositorio.cespu.pt, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.