A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL NA ÓTICA DE PACIENTES GESTANTES: REVISÃO DE LITERATURA (ODONTOLOGIA)

Ana Paula Pereira da Silva Galvão, Letícia Ágnes Bispo Amorim, Danilo César Mota Martins

Resumo


O cuidado bucal envolve a saúde do corpo todo, e deixou de ser senso comum que se resuma à boca. É salutar durante a gravidez tanto para a mãe quanto para o bebê. Neste trabalho, busca-se verificar a percepção das mulheres grávidas acerca dessa necessidade, e demonstrar como isso pode ser benéfico para mãe e filho. O objetivo é explanar a importância da manutenção da saúde bucal para gestante e bebê. Adota-se como metodologia a revisão bibliográfica, com apoio em teses e artigos, pesquisados e acessados nas plataformas de pesquisas Google acadêmico, Scielo e BDTD, para ampliar o conhecimento através do estudo de ocorrências e da análise dos resultados de diferentes estudos ligados ao assunto. Os resultados demonstram que a falta de conhecimento prejudica a busca de atendimento, que grávidas gostariam de receber algum auxílio no pré-natal odontológico, e que têm a consciência de que precisam se cuidar melhor durante o período gestacional. A pesquisa permitiu entender que cuidar da saúde da boca é extremamente importante para o corpo como um todo, mas que nem todas as mulheres prenhes têm a percepção da importância desse cuidado, nem dos benefícios que isso traz para si e para o bebê. Além disso, demonstrou que a falta de interação entre a futura mãe e a equipe de saúde pode ser fator para o afastamento dos cuidados básicos. Conclui-se que crenças e mitos ainda são barreiras para as gestantes procurarem atendimento odontológico, e que condições financeiras ruins impedem o acesso ao atendimento especializado.

Palavras-Chave: pré-natal odontológico, saúde bucal, gestantes.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, E. D. Terapêutica Medicamentosa em Odontologia. 3ª.ed. Artes Médicas. 2013.

ALEIXO, R. Q. et al. Alterações bucais em gestante – Revisão da literatura. Saber científico odontológico, Porto Velho, v. 1, n. 1, p. 68- 80, jul./dez. 2010. Disponível em . Acesso em: 06 mar. 2023.

AGUIARN. L.; ROCHAS. J. A. DA; PONTESL. C. F.; CARVALHOT. L. G. S. DE; RODRIGUES L. S.; MACHADOM. F. DE O. Pré-natal odontológico em serviços públicos de saúde. . Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 2, p. e11616, 8 fev. 2023.

ALBUQUERQUE PEREIRA SIMÕES, K.; DE ARAÚJO PASSOS, S. M.; SILVEIRA PINTO, A. B.; DE ARRUDA REGIS ARANHA, L.; XAVIER MONTEIRO, A. Práticas de pré-natal odontológico no município de Itacoatiara, Amazonas, sob a ótica das gestantes: 10.15343/0104-7809.202246255266. O Mundo da Saúde, v. 46, p. 255-266, 17 ago. 2022.

AMORIM, Laís de M.C.; LABUTO, Mônica Miguens.; BABINSKI, Jão Wesley. Saúde bucal das gestantes: a importância da realização do pré-natal odontológico no município de Guapimirim. Disponível em: . Acesso em: 06 mar. 2023


Apontamentos

  • Não há apontamentos.