ALTERNATIVAS DE MATERIAIS PARA PULPOTOMIA E PULPECTOMIA EM DENTES DECÍDUOS (ODONTOLOGIA)

Alexandre Martins da Silva, Andréa Gomes Chaves, Samantha Jéssica Lopes Sousa

Resumo


A terapia pulpar vital visa preservar a vitalidade pulpar e a função do dente. Na pulpotomia, a escolha dos materiais se baseia em características fundamentais, como a biocompatibilidade e bioatividade. Por outro lado, a pulpectomia é um procedimento radical que implica na remoção de todo o tecido vital do dente, sendo recomendada em casos mais graves.A terapia endodôntica desempenha um papel crucial na prevenção de extrações dentárias desnecessárias e na eliminação da necessidade de criar mantenedores de espaço. Além disso, evita possíveis complicações estéticas, ortodônticas e fonéticas, ao mesmo tempo em que impede o desenvolvimento de hábitos prejudiciais. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre pulpotomia e pulpectomia em dentes decíduos, com foco nos materiais mais utilizados nessas terapias pulpares, como o Agregado de Trióxido Mineral (MTA), o formocresol (FC), a pasta CTZ (clorafenicol, tetraciclina e óxido de zinco), o hidróxido de cálcio e a pasta Guedes-Pinto.Conclusão: A odontopediatria apresenta técnicas e materiais variados para pulpotomia e pulpectomia, com destaque para o uso de MTA, FC e hidróxido de cálcio. A manutenção da saúde pulpar e avanços menos invasivos são essenciais para o tratamento eficaz e bem-estar do paciente.

Palavras-Chave:endodontia; pulpotomia; pulpectomia; dentesdecíduos; pasta CTZ; pasta Guedes-Pinto; hidróxido de cálcio; formocresol; MTA.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, A. C. DE; NETO, C. R. M. Localização apical eletrônica em dentes decíduos–revisão de lite-ratura. 2018.

AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRIC DENTISTRY. Pulp therapy for primary and immature permanent teeth. The Reference Manual of Pediatric Dentistry. Chicago, Ill.: American Academy of Pediatric Dentistry; 2022:415-23.

AZEVEDO, C. P.; BARCELOS, R.; PRIMO, L. G. VARIABILIDADE das técnicas de tratamento endodôntico em dentes decíduos: uma revisão de literatura. Arquivos em odontologia, v. 45, n. 1, 2009.

BARCELOS, R.; TANNURE, P.N.; GLEISER, R.; LUIZ, R.R.; PRIMO, L.G. the influence of smear layer removal on primary tooth pulpectomy outcome: a 24-month, double-blind, randomized, anda controlled clinical trial evaluation. Int.j.paediatr. Dent., nº. 22, p.369-381, sep. 2012.

BOUTSIOUKI C, FRANKENBERGER R, KRÄMER N. Clinical and radiographic success of (partial) pulpotomy and pulpectomy in primary teeth: A systematic review. Eur J Paediatr Dent. 2021 Dec;22(4):273-285. doi: 10.23804/ejpd.2021.22.04.4. PMID: 35034465


Apontamentos

  • Não há apontamentos.