FACETAS EM RESINA COMPOSTA ASSOCIADO AO CLAREAMENTO EXTERNO DE DENTES ESCURECIDOS (ODONTOLOGIA)

Brenda Maria Ferreira da Silva, Moisés Silva Ferreira, Alessandra Reis Bastos de Oliveira

Resumo


A técnica de Facetas em Resina Composta Associada ao Clareamento Externo de Dentes escurecidos é um procedimentoodontológicoquevisamelhoraraestéticaeaaparênciadedentesquetenham escurecido devido a diversos fatores, como manchas, envelhecimento, traumas ou pigmentação intrínseca. Objetivo:Oobjetivodessetrabalhofoirealizarumarevisãodeliteraturadaassociaçãodeclareamentoexterno e faceta emresina compostacomo uma opção estética para harmoniado sorriso. Materiaise métodos: Para a elaboração dessa revisão de literatura foirealizada por meio de uma revisão bibliográfica com buscas no períododasúltimastrêsdécadas.FoirealizadaumabuscaporartigosnasseguintesBasesdeDados:Pubmed, Google Acadêmico e Scielo. A busca utilizou as seguintes palavras-chaves: Dentes escurecidos, Estética dentária e Resina Composta. Referencial teórico: As facetas em resina composta são aplicadas sobre a superfíciedosdentesparacorrigirimperfeições,comodescolorações,irregularidadesouformatosindesejados. Essas facetassãoconfeccionadas deformadireta, oquepermiteobter resultados altamentepersonalizados e naturais. Oclareamento externo é um procedimentoadicional, muitas vezes combinado com a aplicação das facetas de resina composta. O clareamento dental é um processo no qualum agente clareadoréaplicadonos dentespararemovermanchasedescolorações,resultandoemdentesmaisbrancoseluminosos.Acombinação de facetas em resina composta e clareamento externo oferece uma abordagem completa para melhorar a estética do sorriso. Enquantoas facetas corrigem imperfeições de forma e grandes alterações de cor, o clareamento externo ajuda a alcançar a tonalidade desejadados dentes adjacentes deixando o resultado final mais naturaleharmônico.Conclusão: Com essarevisão de literaturacoclui-se que otratamentoestético com a técnica de faceta direta de resina composta e associada com o clareamento dental, se mostrou um procedimento conservador viávele eficaz para dentes comalterações cromáticas proporcionando uma melhor harmonia do sorriso.

Palavras-Chave:Resina composta;FacetasDentárias;EstéticaDental.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Daiane. Faceta direta em resina composta: Indicação e técnica, ano 2022, v. 4, n. 1, p. 110-116, 1 ago. 2022.

ARAÚJO, J. L. S. et al. Técnicas de clareamento dental-Revisão de literatura. Revista Pró- UniverSUS, v. 6, n. 3, p. 35-37, 2015.

BARATIERI, A. M. D., & Monteiro Junior, S. (2001). Odontologia Restauradora – Fundamentos e possibilidades. ISBN 9788541203173.

BARATIERI, L., et al (2010). Odontologia Restauradora - Fundamentos e Técnicas.

BARATIERI, L.N, ARAUJO E, MONTEIRO S JR.

Color in natural teeth and direct resin composite restora- tions: essential aspects. Eur J Esthet Dent, v.2, n.2, p.172-186, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.