O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES TRANSPLANTADOS (ODONTOLOGIA)

Isadora Machado Marques, Bruno Arruda Lins, Mônica Guimarães Macau Lopes

Resumo


os pacientes dos grupos pré e pós transplante comumente se abstém do tratamento odontológico, subestimando o potencial infeccioso de um dente não tratado. É necessário que haja uma avaliação odontológica nesses pacientes de forma que, ao haver tratamento, diminua o risco de sepse e infecções que afetam o organismo e o novo órgão. Objetivo: conhecer planos de cuidados sob os moldes de protocolo e sugerir um material inicial para discussão, identificando as abordagens necessárias, os fluxos e adaptá-lo aos manejos já estabelecidos. Metodologia: revisão integrativa visando conhecer as condições bucais dos pacientes antes e após o transplante. Foram primeiramente selecionados 6.849 artigos, nas bases de dados Scielo, PubMed e ProQuest nas línguas inglesa e portuguesa. Não houve restrição quanto ao ano de publicação. Resultados e Discussão: após as etapas de inclusão e exclusão, restaram 4 artigos classificados como elegíveis. As pesquisas neles estudadas estimam que quase 30% das sepses pós cirúrgicas têm origem em infecções dentárias. Aproximadamente, 40% dos pacientes têm suas cirurgias adiadas por esse motivo. A avaliação odontológica e o tratamento necessário podem diminuir a proliferação de bactérias. Assim, levando em consideração os resultados da pesquisa e, não obstante, apesar das recomendações supracitadas, sugere-se a elaboração de um protocolo baseado em evidência para o atendimento odontológico, a ser desenvolvido em 2 fases: antes do transplante e após o transplante, visando um ser adequado de acordo com cada caso e seguro. Conclusão: Há necessidade de ofertar um tratamento adequado e seguro, o que requer a adoção de um protocolo com passos dinâmicos e de fácil entendimento para toda a equipe, além dos pacientes, estando diretamente ligado ao sucesso da cirurgia e impedir a proliferação de bactérias e o desenvolvimento de infecções que possam atacar o organismo e o novo órgão.

Palavras-Chave: Cuidados Odontológicos;Profilaxia Antibiótica;Transplante;Saúde Oral. 


Texto completo:

PDF

Referências


ABTO-Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Ano XXIII Nº 2. Disponível em:

https://site.abto.org.br. Acesso em: outubro, 2023

Cruz AJS, Castilho LS, Contarini LCS, Silva MES, Abreu MHNG. Dental findings of kidney and liver transplantation patients from a Brazilian oral health care service. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2021. 21:e0187. https://doi.org/10.1590/pboci.2021.042

Eun-Jung Kwak, Dong-Jin Kim, Yiseul Choi, Dong Jin Joo, Wonse Park. Importance of oral health and dental treatment in organ transplant recipients. International Dental Journal 2020. 70: 477–481 doi:

1111/idj.12585

Gonzalez AM. Need for dental treatment in patients on the waiting list for liver and simultaneous pancreaskidney transplant at a single center. Pesqui. Bras. Odontopediatria Clín. Integr. 21. 2021

Ramaglia AHF, Salzedas-Netto AA, Monteiro MM, Pimentel-Mota CFMG, Abranches DC, Rangel EB,

Moehlecke, Renata. Trabalho aponta disparidades nas filas de transplantes de órgãos. Fundação Oswaldo Cruz.

/06/2010. Disponível em: https://tecnoblog.net/responde/referencia-site-abnt-artigos/. Acesso em setembro, 2023

Wu JH, Lee CY, Chang WT, Wu PH, Chen LA, Huang JW, Su WL, Kuo KK. The association between oral health status and the clinical outcome of cirrhotic patients on the waiting list for liver transplantation.

Kaohsiung J Med Sci. 2021 Oct;37(10):910-917. doi: 10.1002/kjm2.12406. Epub 2021. PMID: 34288387.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.