PANORAMA DA SAÚDE BUCAL DO IDOSO BRASILEIRO (ODONTOLOGIA)

João Victor de Araújo Estevão, Bruno Marques dos Santos, Mônica Guimarães Macau Lopes

Resumo


Este trabalho buscou ilustrar a saúde do idoso brasileiro por meio das condições bucais presentes e os principais acometimentos decorrentes do envelhecimento e da longevidade.O objetivo é apresentar esse panorama no Brasil. Metodologia: revisão bibliográfica com a busca de artigos científicos nas bases de dados do Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), MEDLINE, BVSalud (Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e biblioteca virtual SCIELO (Scientific Electronic Library Online), além de dados dos Inquéritos Epidemiológicos SB Brasil 2003 e 2010 e documentos afins, totalizando 35 materiais. Foram 27 artigos que se encontravam em conformidade com a proposta deste trabalho. A conclusão foi que não existe uma maior atenção para a população que envelhece tomando a qualidade de vida como norte, apesar das políticas direcionadas, como por exemplo o programa Brasil sorridente e a Política Nacional de saúde bucal, sugerindo falhas no acesso aos serviços odontológicos no SUS. Dados apontam que houve uma melhora insignificante quando comparados os dados dos levantamentos epidemiológicos de 2003 e 2010, porém nos dados preliminares da pesquisa 2021-2022, sugere haver sim, piora.

Descritores: Acesso aos Serviços de Saúde. Inquéritos Epidemiológicos. Saúde Bucal do Idoso. Iniquidades em saúde.


Texto completo:

PDF

Referências


Azevedo, Julia Schlichting et al. Atenção secundária em Odontologia e a articulação no processo de referência na Rede de Atenção em Saúde Bucal. Revista da ABENO. 22(2):1706, 2022. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1706/1205. Acesso em 12 junho 2023.

Azevedo, Juliana et al. Uso e necessidade de prótese dentária em idoso segundo Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SBBrasil 2010): prevalências e fatores associados. Cad. Saúde Pública. Pelotas. 33(8) 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/f8HmsPrdsKttnPhSH35Svtr/?lang=pt#. Acesso em 12 junho 2023.

Baldani, Márcia Helena et al. Determinantes individuais da utilização de serviços odontológicos por adultos e idosos de baixa renda. Rev Bras Epidemiol 2010; 13(1): 150-62. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/mTJYdzJFbRhT9zG8wh933dh/abstract/?lang=pt Acesso em 12 junho 2023.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM nº 613, de 13 de junho de 1989. Aprova a Política Nacional de Saúde Bucal. Diário Oficial da União.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia Para Assuntos Jurídicos. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.