TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA (ODONTOLOGIA)

Carlos Antônio Carneiro de Souza, Wallkeyla Almeida de Alencar Lerbach, Neyl Tavares Reis Filho

Resumo


O tratamento endodôntico consiste em variadas técnicas para restabelecer a normalidade dos tecidos dentais e manter o elemento dental em seu alvéolo livre de inflamação ou infecções. Tem como alicerce a remoção de todo o tecido, vivo ou não, da câmara pulpar e do sistema de canais radiculares presentes no interior das raízes e, posterior selamento apical.Objetivo: Neste contexto, o objetivo do presente estudo é compreender acerca do tratamento endodôntico em dentes com rizogênese incompleta com vitalidade pulpar ou necrose, visto que, esta última condição patológica ocasiona a interrupção do processo da formação radicular. Metodologia:Foram selecionados 21 artigos, no período entre 2003 a 2021, em língua portuguesa e inglesa para compor a revisão. Os mesmos foram adquiridos no Google Acadêmico, SciElo, e PubMed, sob as palavras-chave: rizogênese incompleta; tratamento endodôntico; necrose pulpar e apicificação; apicigênese.Resultados e Discussão:O estado patológico da polpa dentária norteia a escolha da técnica mais adequada para a resolução dos casos de dentes com rizogênese incompleta. Vale ressaltar que é de vital importância o controle clínico e radiográfico para constatação do sucesso terapêutico, bem como, o conhecimento e habilidade do profissional dentista para realizar o procedimento para prevenir posteriores falhas ou mesmo para resolvê-los quando ocorrerem. Conclusão:É notório que o profissional dentista compreenda a condição clínica do dente, bem como suas nuances anatômicas e, assim, o resultado do tratamento será dentro do esperado e com êxito. Este trabalho não esgota todo o assunto e, sim, tenciona apenas determinados pontos essenciais para uma compreensão sucinta e direcionada acerca do tema. Sendo tema relevante e desafiador para o profissional dentista e precisa ser aprofundado em sua totalidadepara o alcance do sucesso no tratamento.

Palavras-chave:Rizogênese incompleta; apicificação; pulpotomia; apicigênese.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAMANTE, Clovis Monteiro; SILVA, Renato Menezes. Retratamento endodôntico: quando e como fazer. São Paulo: Santos, 2009.

BRUSCHI & Braz. J. Surg. Clín. A Revascularização como alternativa de terapêutica endodôntica para dentes com rizôgenese incompleta e necrose pulpar: Protocolos Existentes. BJSCR., Paraná 12, 2015.

CABRAL, Camila Stefani Lofrano et al. Tratamento de dentes com rizogênese incompleta após procedimentos regenerativos ou de apicificação: uma revisão sistemática de literatura, 2016.

DE SOUZA FILHO, F. J. Endodontia passo a passo: evidências clínicas. São Paulo: Artes Médicas, 2015.

EDUARDO, C. P; et al. LASER treatment of recurrent herpes labialis: a literature review. LASERs Med Sci. London. V.29, p.1517-1529, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.