DIAGNÓSTICO TARDIO EM CÂNCER BUCAL (ODONTOLOGIA)

Dine Glenda Araújo Nascimento, Sandra Aurea Higashie Ferreira, Cláudio Maranhão Pereira

Resumo


O câncer bucal é uma neoplasia maligna que se desenvolvem na boca, incluindo os lábios, língua, bochechas e garganta. Quando a doença é detectada em estágios avançados, torna-se extremamente complicado o tratamento de forma eficaz. O diagnóstico tardio do câncer bucal é uma grande preocupação na área da saúde, uma vez que frequentemente resultam em prognósticos e resultados de tratamento menos favoráveis. Objetivo: Descrever as consequências do diagnóstico tardio do câncer bucal, analisando a importância do profissional de odontologia no processo de identificação dos sintomas da doença. Materiais e métodos: a metodologia utilizada na realização deste estudo foi a revisão de literatura descritiva, desenvolvida por pesquisa bibliográfica, utilizando as seguintes bases de dados: PubMed, SciELO, Google Acadêmico e Medline. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método exploratório e tem abordagem qualitativa. Foram utilizadas 32obras publicadas entre os anos de 2002 e 2023. Resultados: dentre os materiais analisados, observou-se que as causas para o diagnóstico tardio envolvem a falta de educação e conscientização sobre a importância do exame bucal regular e a busca de atendimento odontológico adequado; a negligência; a não percepção da gravidade dos sintomas, principalmente relacionada à falta de conhecimento sobre a doença; o medo e estigma; a dificuldade de visualização e/ou identificação de lesões na boca e a ausência de sintomas iniciais; a existência de desigualdades em saúde bucal, relacionadas ao menor acesso às ações de prevenção e aos serviços de tratamento dentário da doença ser geralmente assintomática nos estágios iniciais; escassa compreensão por parte dos pacientes e dos profissionais de saúde em países desenvolvidos e em desenvolvimento, dentre outros. Conclusão:O controle do câncer oral depende de prevenção e diagnóstico precoce. Diagnóstico tardio tem várias razões, incluindo falta de informação e negligência. Campanhas educacionais são essenciais para conscientizar sobre riscos e sinais, incentivando exames regulares e treinando profissionais de saúde.

Palavras-chave:profissional de odontologia; câncer bucal; diagnóstico tardio; consequências.


Texto completo:

PDF

Referências


AUSTOKER, J.; BANKHEAD, C.; FORBES, L.J. et al. Interventions to promote cancer awareness and early presentation: systematic review. Br J Cancer. N. 101, Suppl 2, p. S31–S39,2009.

BRAY, F.; FERLAY, J.; SOERJOMATARAM, I.; SIEGEL, R.L.; TORRE, L.A.; JEMAL, A. Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J. Clin. N. 68, p. 394–424, 2018.

BRAZ, I.F.L.; GOMES, R.A.D.; AZEVEDO, M.S.; ALVES, F.D.C.M.; SEABRA, D.S.; LIMA, F.P. Analysis of cancer perception by elderly people. Einstein (São Paulo). V. 16, n. 2, p. 1–7, 2018.

CHOUDHARI, S.K.; CHAUDHARY, M.; GADBAIL, A.R.; SHARMA, A.; TEKADE, S. Oxidative and antioxidative mechanisms in oral cancer and precancer: A review. Oral Oncol. N. 50, p. 10–18, 2014.

DIAS, M. G. Avaliação da atenção em saúde bucal: contribuições para o controle do câncer de boca no município do Rio de Janeiro. Tese [doutorado]. Orientadora: Ana Cláudia Figueiró. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Rio de Janeiro, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.