APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: UMA INDICAÇÃO PARA CIRURGIA ORTOGNÁTICA – REVISÃO DE LITERATURA (ODONTOLOGIA)

Fernanda Cristina de Araújo, Rebeca Carvalho dos Santos, Anna Karolyne Grando Silveira

Resumo


A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é a perturbação do sono mais prevalente na população, manifestando-se através de cinco ou mais episódios de obstrução parcial ou total das Vias Aéreas Superiores (VAS) durante o sono, cada um com duração igual ou superior a dez segundos. Nesse cenário, emerge, como opção para tratamento definitivo da SAOS, a cirurgia ortognática. Esta intervenção cirúrgica, ao corrigir anormalidades no reposicionamento mandibular e maxilar, aumenta as vias aéreas superiores, proporcionando expansão significativa do espaço para o fluxo de ar durante o sono.Este trabalho tem por objetivo revisar a literatura a fim de buscar os impactos da cirurgia de avanço mandibular e maxilar nas vias respiratórias superiores de pacientes com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Trata-se de uma revisão de literatura realizada na base de dados: Pubmed, Scielo e Google Acadêmico. Foram levantados 33 artigos entre os anos de 2017 a 2023. Sendoincluídos artigos de revisões sistemáticas, meta-análise, ensaio clínico, dissertação de mestrado e monografia. A partir do conteúdo analisado, pôde-se perceber que a cirurgia ortognática pode resultar em uma melhoria na respiração noturna, redução do ronco, dos sintomas da SAOS, redução na escala de sonolência durante o dia e, consequentemente, proporcionar uma qualidade de vida aprimorada para os pacientes. Portanto, este procedimento tem sido, atualmente, escolhido como melhor opção de tratamento da SAOS.Mas, são necessários novos estudos para estabelecer limites das alterações morfológicas do espaço aéreo nos pós-operatórios imediatos e tardios visando uma investigação mais aprofundada desses resultados.

Palavras-Chave:Apneia Obstrutiva do Sono; Avanço mandibular; Obstrução das Vias Respiratórias.


Texto completo:

PDF

Referências


Araujo PM, Osterne RLV, de Souza Carvalho ACG, Azevedo NO, Gondim RF, Gonçalves Filho RT, et al. Alterações no espaço aéreo faríngeo após avanço maxilomandibular: um estudo retrospectivo de cinco anos Int J Oral Maxillofac Surg. 2019.

Barreto, D. A. A Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono na Perspetiva do Médico Dentista. Dissertação de Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, Porto. 2017.

Biedermann. Síndrome da Apneia-Hipopneia Obstrutiva do Sono: Tratamento com aparelhos intra-orais de avanço mandibular. Dissertação de mestrado. Universidade Fernando Pessoa, Porto. 2020.

Bom-fim, H. J. J. Validação da Escala de Sonolência Epwort na Queixa do Sono em diferentes amostras da população Portuguesa segundo o modelo de Rasch. Dissertação de Mestrado, Universidade Lusófona,

Lisboa. 2019.

Boyd, SB; Chigurupati, R.; Cillo, JE Jr.; Eskes, G.; Bom dia, R.; Meisami, T.; Viozzi, CF; Waite, P.; Wilson, J. O avanço maxilomandibular melhora vários resultados funcionais e relacionados à saúde em pacientes com apneia obstrutiva do sono: um estudo multicêntrico. J. Oral Maxilofac. Surg. 2019.

Campos, C. O. C., Soares, Y. P., Colaço, P. X. A., & Cruz, B. M. S. Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Revista Inspirar Movimento & Saúde. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.