AUMENTO DE COROA CLÍNICA EM ÁREA ESTÉTICA. (ODONTOLOGIA)

Letícia Dias de Paula Silveira, Gabriel Teixeira da Silva, Walber Figueiredo Madureira

Resumo


Nesse artigo foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das hipóteses de cirurgia periodontal estética em dentes anteriores e de aumento de coroa clínica para reestabelecimento das distâncias biológicas com a finalidade de corrigir o sorriso gengival. O sorriso pode transmitir diversas informações sobre as pessoas e afetar sobremaneira as relações interpessoais, o que tem aumentado significativamente a procura por procedimentos cirúrgicos ou não, para melhorar o aspecto do sorriso e a autoestima do paciente. Contudo, para a realização de tratamentos dentários de reabilitação satisfatórios é necessário obedecer aos princípios mecânicos, estéticos e biológicos. O sorriso gengival é uma disfunção que deve ser corrigida para a restauração clínica estética e para o controle de infecções, além de atuar diretamente na autoestima do paciente. Para a obtenção de um sorriso satisfatório o paciente passa por um processo desafiador que é perpassado por impedimentos sociais, econômicos e estéticos. Apesar disso, é crescente a busca por profissionais da odontologia para sanar de forma rápida e efetiva essa disfunção apesar das dificuldades a serem enfrentadas. O intuito desse artigo é demonstrar algumas das alternativas de melhorar o sorriso gengival tanto através do uso de complementos protéticos como através de gengivoplastia (cirurgia para redução da gengiva crescida) para solução dos incômodos e para obtenção de um sorriso harmônico e saudável.


Palavra-chave: sorriso gengival; gengivoplastia; gengiva.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Raquel Albuquerque Vale da Silva. Erupção Passiva Alterada - Considerações Periodontais. Repositório Institucional. Universidade Fernando Pessoa. Faculdade de Ciências da Saúde. Porto. nov. 2015. Disponível em http://hdl.handle.net/10284/5454. Acesso em 10 nov. 2023.

BRILHANTE, FV et al... Cirurgia periodontal estética em dentes anteriores / Esthetic periodontal surgery in anterior teeth. Full dent. sci. Rio Grande do Norte. 6(21): p. 39-44, dez. 2014. Biblioteca responsável: BR1264.1. Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-750180. Acesso em 10 nov. 2023.

LINDHE, J; Lang, N.P; Karring, T. Tratado de periodontia clínica e implantologia oral. Guanabara Koogan; Rio de Janeiro; 5 ed; 2010. 1304 p. ilus, tab.

NEWMAN M.G., TAKEI H.H., KLOKKEVOLD P.R., CARRANZA F.A. (Coord.). Carranza: Periodontia Clínica. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2004, cap. 62, 701-16.

RAVON N.A, HANDELSMAN M., LEVINE D. Multudisciplinary care: periodontal aspects to treatment planning the anterior esthetic zone. J Calif Dent Assoc. 2008 Aug; 36(8):575-84. In: Mendes, APM. Sorriso gengival: Etiologia, diagnóstico e opções tratamento. Disponível: https://repositorio.ul.pt/bitstream /10451/27219/1/ ulfmd07095_tm_Ana_Mendes. pdf. Acesso em 05 dez. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.