BIOESTIMULAÇÃO DE COLÁGENO E VOLUMIZAÇÃO TECIDUAL EM REGIÃO DE GLABELA: UMA REVISÃO DA LITERATURA (ODONTOLOGIA)

Gabriela Fernandes Ferro Alves, Gabriela Cardoso Sousa Santos, Liana Bonfim Misson Paulin

Resumo


O envelhecimento cutâneo, associado à diminuição celular e mudanças fisiológicas, resulta em insatisfação estética, motivando a procura por procedimentos. A bioestimulação de colágeno, por meio da aplicação de bioestimuladores, surge como uma abordagem promissora para aprimorar a qualidade da pele na região da glabela. Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre os métodos de bioestimulação de colágeno e de volumização tecidual que promovam o tratamento da pele e de rugas estáticas na região de glabela, analisar as técnicas de bioestimulação de colágeno para tratamento de rugas estáticas na pele, avaliar os efeitos e resultados na literatura, analisar as técnicas de volumização tecidual na região de glabela, evidenciar os bioestimuladores mais indicados para volumização tecidual na região, e identificar as possíveis intercorrências. Materiais e Métodos: Este estudo consiste em uma revisão de literatura que aborda o uso de bioestimuladores de colágeno na região da glabela para harmonização facial. A pesquisa envolveu buscas nas bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico, utilizando palavras-chave específicas. Foram incluídos 22 artigos que atenderam aos critérios de inclusão, como idioma (inglês ou português) e período de publicação (2012 a 2023). Diversos tipos de artigos, incluindo estudos originais, casos clínicos e revisões sistemáticas e narrativas, foram considerados, enquanto aqueles que não atenderam aos critérios foram excluídos. Resultados: destaca-se a variedade de biomateriais na estética facial. A Hidroxiapatita de Cálcio estimula fibroblastos, é viscosa e elástica, sendo biocompatível. O Ácido Poli-lático promove neocolagenase, com viscosidade e biodegradabilidade, mas limitada capacidade de volumização. A Polioprolactona estimula colágeno, sendo densa e eficaz no preenchimento. Os Fios de polidioxonoma desencadeiam reação fibrótica, sendo biocompatíveis, estimulando colágeno e sendo relevantes na região glabelar. Conclusão: Os bioestimuladores de colágeno demostram ser excelentes materiais, capazes de previnir e reverter o processo de envelhecimento, cada um com características únicas e inúmeros benefícios, que devem ser utilizados de acordo com a individualidade e necessidade de cada paciente, levando em consideração a experiência do profissional e a expectativa do paciente com os resultados.

Palavras-Chave: glabela; bioestimuladores de colágeno; envelhecimento da pele.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. R. T. de; SAMPAIO, G. A, de ARAÚJO. Ácido hialurônico no rejuvenescimento do terço superior da face: revisão e atualização - Parte 1. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Rio de Janeiro, Brasil., v. 8, n. 2, p. 148-153. 2016.

ALVES, R.; CASTRO ESTEVES, T.; TRELLES, M.A. Factores intrínsecos y extrínsecos implicados en el envejecimiento cutáneo.Cir. plást. iberolatinoam. [online]. 2013, v.39, n.1, p.89-102. ISSN 1989-2055. DOI: https://dx.doi.org/10.4321/S0376-78922013000100013

ANTONIO, C. R.; ANTONIO, J. R.; GARCIA, A. C.; CORREIA, A. A. Glabellar region filling examining the reasons for the high incidence of complications and blindness. Surg Cosmet Dermatol., v. 4, n. 2, p. 111-3. 2012. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2018/02/879473/2012_111.pdf

BARBARA, E.C.O; BRITO, V.S.C; ROCHA, W.R.S; PAULA, M.R. Uso da micropuntura no tratamento de rugas. Revista Fisioterapia Brasil. São Paulo, v.18, n.4, 2017. Disponível em: .

BERNARDES, N. I.; COLI, A. B.; MACHADO, G. M.; OZOLINS, C. B.; SILVÉRIO, R. F.; VILELA, A. C.; ASSIS, B. I.; PEREIRA, L. Preenchimento com ácido hialurônico – revisão de literatura. Revista Saúde em foco. Edição n. 10, p. 603-612. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.