ODONTOLOGIA DIGITAL : UMA OPÇÃO PARA PLANEJAMENTO DAS REABILITAÇÕES ORAIS (ODONTOLOGIA)

Gabriela Lustosa Gauch, Marcos Alexandre Albuquerque Lima, Alessandra Reis Bastos de Oliveira

Resumo


A digitalização dos procedimentos e acompanhamento de todas as etapas de forma digital favorece a possibilidade de aperfeiçoamento atuando de forma direta das reabilitações e automaticamente passando mais credibilidade e confiança aos pacientes uma vez que eles podem ter uma prévia dos resultados e avaliar juntamente com o dentista as possíveis alterações e aspectos estéticos que serão resultantes da terapia proposta.Objetivo:Essa revisão de literatura tem o objetivo de demonstrar a importância da odontologia digital no tratamento reabilitador. Materiais e métodos: A elaboração dessa revisão de literatura foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica com buscas no período de 8 anos. Foi realizada uma busca por artigos nas seguintes Bases de Dados: Pubmed, Google Acadêmico e Scielo. A busca utilizou as seguintes palavras-chaves:Odontologia Digital, Reabilitação, Scanner, Planejamento de prótese, Tecnologias e Odontologia..Revisão:O planejamento digital deve ser realizado a partir da utilização dos scanners para copiar a anatomia do paciente, podendo ser planejado de forma mais precisa o tratamento proposto, sendo realizado a união de tecnologias como a associação do modelo 3D e as fotografias intra e extraorais para melhor avaliar as proporções através de softwares especializados que auxiliam na percepção de proporcionalidade e estética do sorriso, avaliando de forma previa a anatomia, o contorno e a textura da estrutura dentária, já o modelo 3D pode ser realizado de forma intraoral ou através da utilização do escaneamento do modelo de trabalho. Conclusão: A odontologia digital com os avanços tecnológicos em sistemas e máquinas permitiram procedimentos mais precisos e previsíveis. Na reabilitação oral possui alguns benefícios no fluxo digital, e dentre elas; maior previsibilidade dos procedimentos, redução do tempo clínico e resultados protéticos mais conservadores com mais estrutura dental preservada.

Palavras-Chave: Odontologia Digital, Reabilitação, Scanner, Planejamento de prótese, Tecnologias e odontologia. 


Texto completo:

PDF

Referências


AHLHOLM, P., SIPILÄ, K., VALLITTU, P., JAKONEN, M., & KOTIRANTA, U. (2018). Digital Versus Conventional Impressions in Fixed Prosthodontics: A Review. Journal of Prosthodontics,

ARAGÓN M, PONTES L, BICHARA L, FLORES-MIR C, NORMANDO D. Validity and reliability of intraoral scanners compared to conventional gypsum models measurements: a systematic review. European Journal of Orthodontics, 2016.

BLATZ, M. B., & CONEJO, J. (2019). The Current State of Chairside Digital Dentistry and Materials. Dental Clinics of North America.

BÓSIO JA, SANTO MD, JACOB HB. "Odontologia digital contemporânea–scanners intraorais digitais." Orthodontic Science and Practice 10.39 (2017).

CERVINO, G.et al. Dental restorative digital workflow: Digital smile design from aesthetic to function. Dentistry Journal, v. 7, n. 2, p. 30, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.