LASERTERAPIA DE BAIXA POTÊNCIA COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE MUCOSITE ORAL NO PACIENTE ONCOLÓGICO (ODONTOLOGIA)

Caio Garcez Silva, Maria Elyssa Alves, Danilo César Mota Martins

Resumo


A mucosite oral é uma complicação frequente e debilitante no tratamento oncológico, causando dor intensa, inflamação e dificuldades alimentares, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Até 80% dos indivíduos submetidos a tratamentos como quimioterapia e radioterapia desenvolvem mucosite oral em algum momento do processo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo apresentar, por meio de uma revisão de literatura, a eficácia da laserterapia de baixa potência como alternativa terapêutica no tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos, analisando os benefícios do uso do laser na oncologia, o impacto na qualidade de vida dos pacientes e a eficácia na prevenção e tratamento da mucosite oral. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória utilizando as plataformas PubMed e Scielo. Foram selecionados 24 artigos e revisões de literatura relacionados ao uso da laserterapia como método de tratamento para pacientes Resultados: Com base na revisão de literatura realizada, a laserterapia de baixa potência emerge como uma alternativa terapêutica promissora e eficaz no tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos. Além de proporcionar alívio dos sintomas, a laserterapia também melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes, permitindo-lhes enfrentar seus tratamentos de forma mais confortável e com maior bem-estar. Estes resultados enfatizam a importância da consideração da laserterapia como parte integrante do cuidado oncológico, visando melhorar a experiência do paciente durante o tratamento do câncer. Conclusão: A laserterapia de baixa potência é uma abordagem terapêutica promissora no tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos, ela apresenta potencial para melhorar significativamente a

qualidade de vida desses indivíduos. No entanto, são necessárias mais pesquisas e estudos clínicos para definir protocolos de tratamento específicos e avaliar sua eficácia em diferentes contextos oncológicos.

 

Palavras-chave: Mucosite oral; laserterapia de baixa potência; tratamento oncológico.


Texto completo:

PDF

Referências


Albuquerque, K. B., Carvalho, C. C. B., & Gomes, R. R. (2019). Laserterapia de Baixa Potência em Mucosite Oral. R. Odontol. Planal Cent. 2019 Jan-Jun, Revisão de Literatura.

ALVES, Clicia Zyelle Fróes. Laserterapia na prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes oncológicos: revisão de literatura. São Luís: Centro Universitário UNDB, 2021.

ARAÚJO, Sarah Nilkece Mesquita; LUZ, Maria Helena Barros Araújo; SILVA, Grazielle Roberta Freitas da; ANDRADE, Elaine Maria Leite Rangel; NUNES, Lívio César Cunha; MOURA, Renata Oliveira. O paciente oncológico com mucosite oral: desafios para o cuidado de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, mar.-abr. 2015; 23(2): 267-74. DOI: 10.1590/0104-1169.0090.2551.

Barillari, M. E., Goulart, M. N., & Gomes, A. C. P. (2015). Complicações das terapias antineoplásicas: Prevenção e tratamento da mucosite oral. Investigação, 14(6), 121-124. Universidade de Franca – UNIFRAN, Franca, São Paulo, Brasil.

Campos L, Simões A, Sá PH, Eduardo Cde P. Improvement in quality of life of an oncological patient by laser phototherapy. Photomed Laser Surg. 2009 Apr;27(2):371-4. doi: 10.1089/pho.2008.2300.

PMID: 18800946.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.