COMPLICAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS DE ALVEOLITE EM TERCEIROS MOLARES: REVISÃO DE LITERATURA (ODONTOLOGIA)

Karoline De Souza Sales, Luana Cardoso Da Silva, Maria Luiza dos Santos Stangherlin Tavares

Resumo


A importância e a necessidade da extração de terceiros molares, que se apresenta como o último dente localizado em
boca, que surge no início da fase adulta. Sendo muito comum o desenvolvimento de problemas e desafios para a saúde bucal desses indivíduos. Esses problemas e desafios podem estar relacionados a diversos fatores podendo ser por imprudência,fatores predisponentes, procedimentos cirúrgicos extensos. Objetivo: Investigar e descrever o impacto da alveolite após extração de terceiros molares. Materiais e Métodos:Trata-se de uma revisão de literatura realizada em materiais disponíveis gratuitamente na internet, como artigos, teses e dissertações. O estudo pretendido tem como metodologia a busca ativa de artigos em plataformas Lilacs.,
PubMed e google acadêmico, através dos seguintes descritores: Alveolite seca dolorosa;Osteíte alveolar;Extração de dentes. Alveolite Seca Dolorosa; Periostite Alveolar. No período de 2011 a 2023. Foram encontrados associados ao tema 9.308 publicações e foi utilizado critérios de inclusão e exclusão com o foco em “complicações pós-operatórias de alveolite em terceiros molares”. Resultado: Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 10 artigos. A revisão de literatura analisou um total de 10 estudos
com foco e relacionados a complicações pós-operatórias de alveolite em terceiros molares. Envolvendo artigos de revisão, revisões sistemáticas, estudos transversais e longitudinais, ensaios clínicos randomizados. Conclusão: Concluímos que nesta revisão literatura o risco de complicações é possível em qualquer procedimento invasivo, principalmente em procedimentos cirúrgicos. Entretanto, há necessidade de conhecimento do profissional, bem como uma anamnese mais detalhada, e durante a extração fazer uso de forma
adequada da alta rotação para odontossecção e osteotomia com refrigeração necessária para prevenir essa patologia, e após extração fazer bastante irrigação com soro fisiológico, sutura bem feita e instrução do pós cirúrgico.

Palavras-Chave: Alveolite seca dolorosa;Osteíte alveolar;Extração de dentes. Alveolite Seca Dolorosa; Periostite Alveolar.


Texto completo:

PDF

Referências


AKPATA, Osagie; Felix, Osawe. Osteíte alveolar: Conformidade dos pacientes com as instruções pós extração após extração de dentes molares, Revista científica v. 54, n.5 2013.

ANDRADE, Valdir Cabral et al. Complicações e acidentes em cirurgias de terceiros molares. Saber Científico (1982-792X), v. 2, n. 1, p. 27-44, 2021.

Costa, Heitor Cabral et al. Complicações e intercorrências associadas a exodontia de terceiros molares na clínica de odontologia da faculdade vértice-univértix. XII, 2020.

COUTO, Gabriel Gondim et al. Extração de terceiro molar e suas complicações: Revisão de Literatura, v. 10, n.15, 2021.

DA CONCEIÇÃO, Andreza Viana et al. Complicações associadas à extração dos terceiros molares inclusos: revisão de literatura, Complications associated with the removal of unerupted third molars: literature review. v. 7, n. 11, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.