USO DA TOXINA BOTULÍNICA TIPO A EM TERÇO SUPERIOR E MÉDIO PARA FINS ESTÉTICOS NA ODONTOLOGIA (ODONTOLOGIA)

Rafaela Lima de Amorim, Samantta Almeida de Freitas, Walber Figueiredo Madureira

Resumo


O envelhecimento é um aspecto natural que se manifesta na pele por meio de alterações estéticas resultantes do passar do tempo. A Toxina Botulínica é utilizada para a redução de rugas faciais e linhas de expressão. No entanto, além dos efeitos estéticos preventivos alcança também a área odontológica, mostrando eficaz no tratamento funcional. Objetivo: o objetivo deste trabalho é analisar os
benefícios da Toxina Botulínica como alternativa terapêutica na odontologia estética e contribuir com informações que visem aprimorar a prática clínica e alcançar resultados efetivos aos pacientes por meio do uso da Toxina Botulínica na área odontológica. Materiais e Métodos: A abordagem metodológica adotada consiste em uma revisão de literatura, englobando artigos e materiais de domínio público disponíveis em língua portuguesa e inglesa. Embasado no uso da Toxina Botulínica tipo A para fins estéticos. Conclusão: a aplicação da Toxina Botulínica A, promove melhorias no tratamento de rugas e linhas de expressão.

Palavras-Chave: Toxina Botulínica; Rejuvenescimento facial; Harmonização facial; Estética.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, CMR; BARBOSA, JRA. Toxina botulínica em odontologia. 1. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

BERNADO, AFC; SANTOS K. Pele: alterações anatômicas e fisiológicas do nascimento à maturidade. Minas Gerais, 2019.

BERNARDES, NB; MORAES, LN; VASCONCELOS, EHS; PEREIRA, CD; PINTO, MPC; CAETANO, CC; OLIVEIRA, UPS. O uso da Toxina Botulínica tipo A em pacientes com disfunções motoras geradas por síndromes neurológicas. Jun. 2021.

BRATZ, PDE; MALLE, EKV. Toxina botulínica tipo A: abordagens em saúde. 2016.

CAVALCANTE, JS; MELO, JCD. O impacto da toxina botulínica na estética facial. Goiânia, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.