A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E O LÚDICO COMO METODOLOGIA (PEDAGOGIA)

Ana Caroline Souza da Costa, Gabriela de Jesus Gomes, Patrícia Tomaz Mattão Rodrigues

Resumo


Considerando a importância da educação sexual no ensino básico, o presente artigo vem abordar a discussão sobre a formação docente nessa disciplina, destacando os desafios enfrentados e as lacunas que frequentemente comprometem a eficácia desse ensino
crucial, uma vez que ela muitas vezes é negligenciada. Explorando estratégias, sem grande aprofundamento, que contribuam para aprimorar a preparação dos educadores, considerando a formação continuada e a prática lúdica como ferramentas fundamentais nesse processo. A formação continuada permite que os professores aprendam de maneira direcionada a trabalhar com o assunto diretamente visando a melhor faixa etária do de seu trabalho no dia a dia, além de se manter atualizados diante das mudanças sociais e científicas, enquanto a introdução de métodos lúdicos na abordagem pedagógica não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também proporciona um ambiente propício para a discussão do tema, em busca da capacitação dos educadores para lidar com as complexidades inerentes a assuntos sensíveis de forma inclusiva. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, este trabalho busca comprovar que a educação sexual, quando ministrada de maneira adequada, transcende a mera transmissão de informações, tornando-se uma ferramenta vital para preparar os alunos em suas vidas cotidianas e principalmente em seu autoconhecimento.

Palavras-Chave: Educação Sexual; formação continuada; lúdico.


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Referências


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