RACISMO NAS ESCOLAS E MEDIDAS PEDAGÓGICAS PARA COMBATÊ-LO (PEDAGOGIA)

Bárbara Priscilla de Miranda, Rute Ester Silva, Cristiana Amorim de Souza

Resumo


Este estudo investiga a contínua presença do racismo no contexto educacional, examinando sua influência desde. Destaca-se  amplitude das manifestações do racismo, desde ideias de superioridade racial até discriminações sistêmicas em diversos níveis individuais, culturais e institucionais. Aponta-se que o racismo não é inerente, mas moldado pelo ambiente em que se é criado, destacando o papel fundamental das instituições educacionais na promoção de uma postura antirracista. Apesar dos avanços representados pela Lei 10.639 no combate ao racismo na educação, são identificados obstáculos em sua aplicação efetiva abordando a desigualdade no acesso à educação entre indivíduos de diferentes grupos raciais como um desafio significativo, demandando políticas educacionais mais inclusivas. Exploram-se as várias facetas do racismo no ambiente escolar além das disparidades socioeconômicas enfrentadas por estudantes negros. A pesquisa se baseia em uma ampla revisão bibliográfica, incorporando livros, artigos científicos, publicações periódicas e recursos disponíveis em bancos de dados acadêmicos. A análise prioriza trabalhos que abordam a persistência do racismo e suas implicações no contexto educacional. Enfatiza-se a importância de gestores escolares ativos na luta contra o racismo, indo além do cumprimento formal e promovendo efetivamente a valorização da cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino. Medidas pedagógicas são propostas para sensibilizar alunos e educadores, visando criar ambientes educacionais inclusivos e abordar o racismo em suas dimensões estruturais e institucionais. Os resultados evidenciam a necessidade de uma abordagem educacional antirracista desde a base, ressaltando o papel fundamental das instituições de ensino na criação de ambientes inclusivos.

Palavras-Chave:Racismo Escolar, Prática Docente, Identidade negra, Cultura, Educação.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, S. L. (2018). O que é racismo estrutural? (Coleção Feminismos Plurais). Letramento. São Paulo : Sueli Carneiro ; Pólen, 2019.

BERND, Zilá. Racismo e antirracismo. São Paulo: Moderna, 1994: 9-10.

BORGES, Edson; MEDEIROS; Carlos Alberto; ADESKY; Jacques d’. Racismo, preconceito e intolerância. Wanderley Loconte (Coord.). São Paulo: Atual, 2002. p.80, il.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981. p.147-161.

BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1934. Brasília, DF: Presidência da República, Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10616989/artigo-149-da-

constituicao-federal-de-16-de-julho-de-1934.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.