O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS (PEDAGOGIA)_

Camila Araújo Côrtes, Samara Ferreira Souza, Cristiana Amorim de Souza

Resumo


O processo de alfabetização é essencial para o desenvolvimento do ser humano, pois constitui a base fundamental para o desenvolvimento educacional, social e cognitivo de um indivíduo. A narrativa histórica sobre a alfabetização no Brasil, desde a chegada dos jesuítas, destaca as mudanças nos métodos, nas teorias educacionais, no papel do professor e nas práticas pedagógicas. Este
estudo teve como objetivo investigar como ocorre o processo de alfabetização e aprendizagem em crianças nos anos iniciais, buscando conceituar o processo de alfabetização; identificar os desafios da aprendizagem; e diferenciar os métodos de aprendizagem. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando conhecimentos teóricos já publicados para embasar as análises. A pesquisa revelou que, independentemente da abordagem teórica, a alfabetização é um processo contínuo e multifatorial, sendo mais que só o aprendizado de letras e sons. As conclusões ressaltaram a importância de estratégias pedagógicas que considerem a realidade e experiências de vida dos alunos, tornando o processo de alfabetização mais relevante e motivador.

Palavras-Chave: alfabetização; aprendizagem; processo contínuo.


Texto completo:

PDF

Referências


ALFABETIZAÇÃO no Brasil: como estão os números em nossa escola?. Projeto Urânia, 2020. Disponível em: https://horario.com.br/blog/alfabetizacao-no-brasil-como-estao-os-numeros-de-nossas-escolas/. Acesso em: 10 out. 2023.

AMORIM, Americo N. Desenvolvimento cognitivo, Vygotsky e o aprendizado na alfabetização. Escribo, 2019. Disponível em: https://escribo.com/2019/03/28/desenvolvimento-cognitivo-e-aprendizado. Acesso em: 03 nov. 2023.

BAMBERGUERD, Marlene. Alfabetizar e letra: um diálogo entre a teoria e a prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

BATISTA, Maria Gracilene dos Santos; GOMES, Pabiane Dias. A importância do letramento no processo de alfabetização: um olhar crítico sobre as metodologias de ensino. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2018/443-54952-3011

-183548.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

BRASIL. Alfabetização de jovens e adultos é debatida em encontro com gestores em Brasília. Ministério de Educação, [s.d.]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/5#:~:text=Estar%20alfabetizad

a%20significa%2C%20ao%20final,assuntos%20familiares%20ao%20seu%20universo. Acesso em: 12 out. 2023


Apontamentos

  • Não há apontamentos.