UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ERA PÓS PANDÊMICA (PEDAGOGIA)

Hyaranna lopes de Oliveira, Sarah Nicacio Barbosa dos Santos, Cristiana Amorim de Souza

Resumo


No ano de 2020, fomos surpreendidos pela onda do COVID-19, pandemia que trouxe inúmeros desafios para a população mundial. O vírus se espalhou tão rapidamente que a única saída foi impor o isolamento à população mundial, com milhares de pessoas dentro de suas casas para evitar ainda mais o avanço da contaminação. Diante disso, a educação também foi um dos alvos mais atingidos e
prejudicados devido a essa propagação do vírus. Estudantes e corpo docente tiveram que deixar a sala de aula presencial para se adaptar ao novo método, a nova metodologia de aprendizagem, o ensino remoto. No entanto, o foco deste artigo está ligado à educação infantil. Como nossas crianças conduziram todas as adversidades? Como o ensino híbrido contribuiu para a alfabetização, e, mais importante, quais são os maiores desafios encontrados para alfabetizar na era
pós-pandêmica? No âmbito deste artigo, busca-se realizar uma análise mais aprofundada da temática, abordando as complexas nuances identificadas na contemporaneidade no que diz respeito ao processo de alfabetização.

Palavras-Chave: pós- pandemia; alfabetização; tecnologia; desafios.


Texto completo:

PDF

Referências


AMANTE, Lúcia. As tecnologias digitais na escola e na educação infantil. In: TIC e emergência da Linguagem Escrita. Pinhais: Editora Melo 2011

ALMEIDA,Tamiris. Após a pandemia, dobra o número de crianças sem acesso à alfabetização. Futura.17/03/2023. Disponível em:

HTTP://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/noticia/apos-pandemia-dobra-o-numero-de-criancas-se m-acesso-alfabetizacao . Acesso em: 24/11/2023.

ARAUJO;Ana Lídia. Pandemia acentua deficit educacional e exige ações do poder público.2021.Agência Senado. Disponível em;

https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit educacional-e-exige-ac oes-do-poder-publico Acesso em : 25/11/2023

ABE,Stephane Kim.Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia. CENPEC.2022. Disponível em:

https://www.cenpec.org.br/noticias/os-desafios-e-as-boas-praticas-da-alfabetizacao-no-pos-pandemia acesso em 05/11/2023

ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA, Fábio Hoffmann. Educação infantil em tempos de pandemia: outros desafios para os direitos, as políticas e as pedagogias das infâncias. Zero-a-seis, v. 23, p. 3-20, 2021.

Disponivel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79179 acesso em 10/09/2023


Apontamentos

  • Não há apontamentos.