A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PEDAGOGIA)

Mirian Javed Freitas, Rafaela dos Santos Bezerra de Souza, Patrícia Tomaz Mattão Rodrigues

Resumo


Atualmente o ato de brincar é algo considerado natural e até mesmo um direito da criança, isso porque durante a primeira infância a plasticidade do cérebro é considerada maior e por isso se desenvolve com mais destreza neste período. O brincar, por sua vez, é um aspecto de extrema importância para o infante, pois através deste ato se desenvolvem as habilidades sociais, cognitivas e motoras, a
imaginação e a criatividade são estimuladas e a criança passa a compreender seu lugar no mundo, ressignificando ações e falas que ela tenha presenciado. No contexto escolar, o professor, ao conciliar o brincar com o planejamento, obtém maior sucesso, tendo em vista que, este ato contribui para que a sala de aula se torne um ambiente prazeroso de aprendizagem para as crianças. O objetivo geral deste artigo é compreender a contribuição do brincar no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática, pois buscou-se analisar de maneira criteriosa a percepção de diversos autores acerca do assunto,
pesquisando na literatura científica. Foram analisados 59 artigos na base de dados Google Acadêmico e destes foram incluídos 15, de acordo com os critérios de exclusão e inclusão. Deste modo, a partir dos estudos voltados para os artigos localizados no Google Acadêmico, buscamos compreender a relevância do brincar na Educação Infantil e a sua importância no processo de aprendizagem na
vida do infante, ressaltando o papel primordial do professor como observador e mediador, tendo como objetivo, o desenvolvimento pleno da criança.

Palavras-Chave: Brincar; infância; desenvolvimento cognitivo; educação infantil.


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Referências


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______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Acesso em: Novembro de 2023.

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______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Acesso em outubro de 2023. Acesso em: setembro de 2023.

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