AUTOEXTERMÍNIO E PÓS-MODERNIDADE: o que sabem os psicólogos em formação sobre o tema? (PSICOLOGIA)

Edson Roberto Gregio Junior, Maria Inez de Souza Carvalho, Sônia Regina Basili Amoroso

Resumo


O autoextermínio é um fenômeno que atinge todas as sociedades desde os tempos mais remotos até à sociedade
pós-moderna. O individualismo, o imediatismo impulsionado pelas redes e falta de relações sociais sólidas podem ser fatores associados ao suicídio. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo compreender qual a percepção de psicólogos em fase de formação sobre o tema e como relacionam o autoextermínio e a pós-modernidade. Materiais e Métodos: após a revisão da literatura foi realizada pesquisa quantitativa composta por 11 questões, sendo 1 alternativa e 10 em escala Likert de concordância em que os
respondentes indicam o quanto se identificam com a afirmativa proposta. A amostra foi composta por 90 estudantes de graduação em Psicologia nos anos finais e que estejam na prática clínica. Foi enviado questionário via Google forms e em sua primeira página o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Resultado: 42,2% concordam que as características da sociedade vigente influenciam diretamente os índices de mortes por sucídio. Outros 37,8% concordam que as mídias sociais contribuem negativamente e 50% concordam totalmente que estudantes de psicologia devem receber mais treinamentos para lidar com casos de ideação suicida na clínica psicoterápica. Conclusão: Os futuros psicólogos têm percepção clara do perfil do paciente que buscará seu trabalho e a
necessidade de seu preparo para o atendimento desta demanda clínica e a importância da qualidade e acesso à saúde mental para a prevenção do suicídio.

Palavras-Chave: autoextermínio; pós-modernidade; saúde mental.


Texto completo:

PDF

Referências


ARROYO ARAYA, Helga; HERRERA GONZÁLEZ, Damián Gerardo. Análisis psicosocial del suicidio en personas jóvenes indígenas Bribris. Revista Reflexiones, v. 98, n. 2, p. 7-22, 2019.

ARAÚJO, Renata Castelo Branco. O sofrimento psíquico na pós-modernidade: Uma discussão acerca dos sintomas atuais na clínica psicológica. Psicologia. PT, O portal do psicólogo, 2012. https://www.psicologia.pt/artigos/textos/textos/TL0311.pdf. Acesso 20/11/2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP). Comissão de Estudos e

Prevenção do Suicídio. Suicídio: informando para prevenir. Brasília: CBM/ABP. 2014.

https://www.hsaude.net.br/wp-content/uploads/2020/09/Cartilha-ABP-Preven%C3%A7%C3%A3o-Suic%C3

%ADdio.pdf. Acesso 20/03/2023.

BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Adriana Said Daher; DIAS, Rosana Righetto. Estrutura e suporte familiar como fatores de risco na depressão de adolescentes. Psicologia: ciência e profissão, v. 21, p. 52-61, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.