POSSÍVEIS IMPACTOS DO EXCESSO DE CONSUMO NA SUBJETIVIDADE (PSICOLOGIA)

Eudcleia Tenório do Nascimento, Sonia Regina Basili Amoroso

Resumo


O acesso a variadas possibilidades de bens e serviços, juntamente com a cultura do consumismo e a pressão social para que se consuma cada vez mais, influencia os indivíduos a adotarem um estilo centrado no consumismo. Esse excesso provoca impactos significativos na subjetividade, ou seja, na experiência subjetiva. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa buscou analisar como as práticas de consumismo influenciam a constituição subjetiva dos indivíduos e suas percepções relacionadas a si mesmo e ao mundo a sua volta.
Para isso realizou-se uma revisão da literatura e uma pesquisa exploratória visando fazer aproximações sobre as principais ideias e contribuições teóricas de autores como Gonzalez Rey, Vygotsky, Baumam, Baudrillard entre outros. Buscou-se discutir possíveis efeitos do comportamento consumista sob a subjetividade do indivíduo, afetado e moldado na forma de ser e estar no mundo. Os impactos mais evidentes desse fenômeno incluem crises de identidade, perda da subjetividade e sentimentos de não pertencimento experimentado por aqueles incapazes de acompanhar o ritmo consumista. A estreita relação entre consumismo e subjetividade destaca-se como resultado, pois o ato desenfreado de consumir acarreta efeitos adversos na autoestima e na constituição da identidade pessoal. Diante desse panorama é fundamental promover reflexão crítica sobre os padrões de consumo e buscar alternativas que propiciem um equilíbrio mais saudável entre as aspirações individuais e as necessidades coletivas. Conclui-se que de fato a subjetividade do indivíduo está vinculada
a sua percepção e interpretação do mundo externo. Assim, o indivíduo encontra-se profundamente imerso no dinamismo das interações sociais que se desdobram no âmbito do viver cotidiano e, portanto, delas emana a constituição de sua subjetividade.

 

Palavras-Chave: Consumo; subjetividade; excessos; modernidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, T.W. Industria Cultural. In: COHN, Gabriel. Theodor Adorno: Sociologia. São Paulo: Ática,1986

ALMEIDA, I. J. O.; ANDRADE, V. L. P. A. Os fatores psicológicos envolvidos no processo de endividamento sob a perspectiva da psicologia econômica. Cadernos de Psicologia, v. 4, n. 7, p. 490-507, jan./jun. 2022 – ISSN 2674-9483.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70,2007.

BAUMAN, Z. O mal-estar da Pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar., 1998.

________, Z. Modernidade líquida. 1 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001

________, Z. 1925- B341v Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias/ Zygmunt Bauman; tradução Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.