A PSICOLOGIA CLÍNICA E OS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DE SI NA VISÃO FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL (PSICOLOGIA)

Flávia Cristina da Fonseca, Sônia Regina Basili Amoroso

Resumo


Na visão da fenomenologia existencial, a consciência de si é concebida como um fenômeno complexo e dinâmico, transcendentemente ligado à experiência individual de existir. Destaca a importância de compreender a subjetividade humana a partir da vivência direta e imediata do sujeito, enfatizando a singularidade de cada experiência. Compreender os fenômenos requer uma abordagem centrada
nas percepções individuais, na subjetividade, e na ideia de que a consciência desempenha um papel fundamental na representação do mundo. Grandes pensadores, como Edmund Husserl, Jean-Paul Sartre, entre outros, contribuíram significativamente para a formação da psicologia clínica fenomenológica, explorando temas cruciais como livre arbítrio, autenticidade, angústia e sentido da vida. Este
trabalho tem como objetivo geral descrever como a abordagem fenomenológica existencial explica o desenvolvimento da consciência de si, conceito central da abordagem. Para isso, apoiou-se na pesquisa de revisão bibliográfica, ou seja, uma pesquisa qualitativa, que
parte do cotidiano em busca de uma compreensão aprofundada do modo de vida das pessoas. Utilizou-se, também, o método fenomenológico, que visa voltar às coisas mesmas e olhar o fenômeno como ele aparece. Os resultados apontam que o psicólogo, de modo geral, pode convidar o cliente a expandir sua consciência com liberdade e responsabilidade, e pela abordagem fenomenológica
existencial. Esse convite o trará ao retorno dos fenômenos conforme se manifestam em sua consciência e o terapeuta, pela via do acolhimento e da escuta atenta sobre a experiência presente da pessoa, poderá sem julgamento apoiar o cliente em suas próprias descobertas. Concluiu-se que ao introduzir o novo método que preconiza o "retorno às coisas mesmas", Husserl propõe a realização
da descrição original da experiência, recuperando, assim, a autenticidade do conceito e adotando um pensamento sem opinião preconcebida, por isso, a relevância de realizar a redução fenomenológica, epoché.

Palavras-Chave: consciência de si; fenomenologia existencial; clínica psicológica; epoché.


Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Teresa Gomes Waismarck. A EXPLORAÇÃO FENOMENOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA. Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, v. 12, n. 1, p. 183-188, 2006. Disponível em:

https://www.redalyc.org/pdf/3577/357735503019.pdf. Acesso em: novembro de 2023.

ARAÚJO, Ariana Maria Leite. O diagnóstico na abordagem fenomenológica-existencial. Revista IGT na Rede, v. 7, n. 13, 2010, Página 315 de 323. Disponível em: http://www.igt.psc.br/ojs/ ISSN 1807-2526. Dis- ponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/IGTnarede/2010/vol7/no13/6.pdf. Acesso em: outubro de 2023.

ARCHANJO, Auryana Maria; ARCARO, Nicolau Tadeu. Estudo de caso de um adolescente atendido em psicoterapia com enfoque fenomenológico. Boletim de Iniciação Científica em Psicologia, v. 4, n. 1, p. 77-91, 2003. Disponível em:

https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/CCBS/Cursos/Psicologia/boletins/4/Estudo_de_cas o_de_um_adolescente_atendido_em_psicoterapia.pdf. Acesso em: outubro de 2023.

BINSWANGER, Ludwig. Sobre a psicoterapia. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamen- tal, v. 4, p. 143-166, 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rlpf/a/DJXM84Z3zh4KkRv6scQ99qL/?format=pdf〈=pt. Acesso em: outubro de 2023.

BORGES, Anne Tatila et al. O CONCEITO DE LIBERDADE NO EXISTENCIALISMO SARTREANO. Akró- polis-Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, v. 17, n. 1, 2009. Disponível em: https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/akropolis/article/download/2838/2106/9556. Acesso em: outubro de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.