CORPO E AUTO IMAGEM NA PÓS-MODERNIDADE: UM OLHAR FEMININO SOBRE OS IMPACTOS NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM MULHERES (PSICOLOGIA)

Lorrany Mayara Ferreira Alves, Lucilene Araújo Nogueira Lima, Sônia Regina Basili Amoroso

Resumo


A relação complexa e intrincada entre corpo, autoimagem e alimentação na atualidade, tem sido objeto de estudo e reflexão em diversas áreas do conhecimento, refletindo uma realidade que se desenvolveu e se consolidou na pós -modernidade. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar e descrever os impactos da intrincada relação entre corpo, autoimagem e comportamento alimentar. Para isso realizou-se uma revisão da literatura, buscando autores que trazem aproximações por diferentes aspectos da relação que há na constituição da subjetividade feminina e a constituição de sua autoimagem, buscando ainda relações causais na pós-modernidade e suas pressões sobre esse complexo construto da vida feminina. Concluiu-se que a era pós-moderna se configura como um período no qual as mulheres experimentam uma crescente influência midiática e cultural, sendo expostas a uma variedade de ideais relacionadas ao corpo, aparência e padrões alimentares. Este contexto oferece às mulheres uma liberdade ampliada na escolha de seus papéis sociais, resultando em uma rica diversidade de experiências e vivências, o que, sem dúvida, é positivo. No entanto, paradoxalmente, muitas mulheres enfrentam o desafio de lidar com uma autoimagem distorcida e uma subjetividade ameaçada. Esse fenômeno decorre, em parte, do contraste entre as expectativas culturais e as pressões midiáticas, que, apesar de concederem maior liberdade, também impõem padrões inatingíveis. Nesse contexto complexo, as mulheres se veem navegando entre a busca por identidade autêntica e a pressão social, destacando a necessidade de uma abordagem sensível para compreender e abordar os desafios enfrentados por elas.

Palavras-Chave: autoimagem; subjetividade; pressão social; corpo feminino; comportamento alimentar; saúde mental


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Referências


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