INFLUÊNCIA DO INSTAGRAM NA AUTOIMAGEM DE MULHERES NA ETAPA DA VIDA ADULTA JOVEM NA PERSPECTIVA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (PSICOLOGIA)

Rielle de Souza Monteiro, Giselda Benedita Jordão da Silveira

Resumo


Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidas as redes sociais que passaram a fazer parte do cotidiano dos indivíduos.A internet é o principal meio de comunicação que pode conectar milhares de pessoas ao mesmo tempo. Nesse contexto, o Instagram é uma rede social que tem como suas principais funções o compartilhamento de imagens. A plataforma traz a exposição constante a padrões de
beleza irrealistas e estereótipos de corpos perfeitos,visto que podem levar a comparações e intensificar sentimentos de inadequação, impactando na autoimagem das mulheres e gerando pensamentos e distorções cognitivas em relação à visão sobre si mesma, sobre o mundo e sobre o futuro. Este estudo objetiva compreender o impacto dos conteúdos gerados pelo Instagram na autoimagem de mulheres jovens adultas, um tema cada vez mais relevante à medida que as plataformas digitais crescem e ocupam espaço nas
formas de interação e comunicação na sociedade contemporânea. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) destaca-se neste contexto como uma abordagem terapêutica focalizada na identificação e modificação de padrões de pensamento disfuncionais que desencadeiam emoções e comportamentos muitas das vezes inadequados.Constatou-se a partir das pesquisas realizadas que os conteúdos que definem padrões de beleza e aceitação social influenciam na percepção que mulheres adultas jovens constroem sobre si mesmas. Quando a mulher não se reconhece nas definições e padrões divulgados, sente-se inadequada e desenvolve pensamentos disfuncionais sobre sua imagem corporal e pessoal, neste sentido, a intervenção terapêutica com base
na TCC contribuirá para a identificação e modificação dos padrões cognitivos distorcidos construídos sob a influência dos conteúdos do instagram.

Palavras-Chave: Subjetividade; Autoimagem; Autoconceito; Teoria Cognitivo Comportamental; Instagram.


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Referências


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