USO RACIONAL DA SEMAGLUTIDA NA PERDA DE PESO (FARMÁCIA)

Naiara Santos da Silva, Eduardo Gomes de Mendonça

Resumo


A semaglutida é um medicamento agonista do receptor de GLP-1, é injetável que aumenta a saciedade e reduz a ingestão de alimentos. Estudos clínicos têm demonstrado que a semaglutida, quando combinada com alterações de estilo pode levar a uma perda significativa de peso. Isso significa que o uso adequado e orientado por um profissional de saúde pode resultar em resultados positivos para a perda de peso. Este estudo objetivou discutir a importância do uso racional da semaglutida como auxiliar no tratamento da obesidade e sobrepeso, destacando a importância do profissional farmacêutico na dispensação e orientação adequada da medicação. O presente estudo foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica integrativa da literatura. Utilizando-se no levantamento as bases eletrônicas de dados científicos: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), PubMed e Google Acadêmico. O critério de inclusão considerou artigos publicados entre o ano de 2020 até dezembro de 2023, nos idiomas português, espanhol e inglês e como critérios de exclusão, foram descartados artigos anos anteriores a 2020, em outros idiomas, incompletos, duplicados, dissertações ou teses, que não estavam disponíveis na íntegra e que não se associaram aos objetivos deste estudo. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados entre os meses de fevereiro a maio de 2023. O presente estudo apresentou informações embasadas em estudos clínicos que a semaglutida tem se provado eficaz para a perda de peso segura. O presente estudo trouxe respaldo a respeito do uso racional da semaglutida, que deve ser combinado com mudanças no estilo de vida, como dieta balanceada e atividade física regular. Esta abordagem integrada é essencial para garantir resultados sustentáveis e saudáveis. O uso racional de semaglutida para apoiar a perda de peso é importante para garantir resultados eficazes e seguros. É importante que o tratamento seja supervisionado por um profissional de saúde que busque sempre uma abordagem integrada e individualizada para atingir e manter um peso saudável.


Palavras-Chave: Semaglutida; Uso racional; Farmacêutico; Atenção farmacêutica.

Texto completo:

PDF

Referências


ABESO-Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes Brasileiras de Obesidade, 4ª edição, 2016. Disponível em: https://abeso.org.br/wp-content/uploads/2019/12/Diretrizes-Download-Diretrizes-Brasileiras-de-Obesidade-2016.pdf. Acesso em 20 de abr 2023.

Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Ozempic, INN – semaglutida. Anexo 1, características dos medicamentos. Novo Nordisk. 2018 – pág 15. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/product-information/ozempic-epar-product -information_pt.pdf. Acesso em 16 de nov 2023.

ALLENDE-BANDRES, Mariana et al. Segurança do paciente: a contribuição do farmacêutico para uma equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente em Medicina Interna. Revista clínica espanhola, 2016; Vol. 216. Edição 9., pág.510-512. Disponível em: https://revclinesp-es.translate.goog/index.php?p=revista&tipo=pdf-simple&pii=S0014256516301102&_x_tr_sl=es&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc. Acesso em 19 de abr 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Brasília: Ministério da Saúde; 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf. Acesso em 15 de abr 2023.

BLUNDELL Jonh et al. Efeitos da semaglutida uma vez por semana no apetite, ingestão de energia, controle da alimentação, preferência alimentar e peso corporal em indivíduos com obesidade. Diabetes Obes Metab. 2017 Sep;19(9):1242-1251. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28266779/. Acesso em 22 de mai 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.