Panorama jurídico sobre o processo de gestão dos resíduos sólidos no município de Luziânia/GO (DIREITO)

Diana Oliveira, Elienai Santos, Rhemora Urzêda

Resumo


Este projeto tem como objetivo a busca de informações acerca do processo de implementação da gestão dos resíduos sólidos no município de Luziânia/GO. O processo de implementação por parte dos municípios, a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei n. 12.305, de 2 de agosto de 2010, busca contribuir para o gerenciamento e consequente descarte adequado dos resíduos sólidos, contribuindo para a proteção ambiental e para a saúde humana. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, focado na seleção da legislação federal, estadual e municipal voltados à temática em questão, além de documentos coletados por meio de sites de órgãos ambientais oficiais. Como resultado infere-se que o processo de gestão dos resíduos sólidos no município de Luziânia/GO ainda encontra-se em fase de implementação, com expectativa para atendimento dos requisitos legais que possam contribuir para a preservação ambiental e humana. O arcabouço teórico utilizado tem como pano de fundo contribuir para reflexões acerca dos desafios da sustentabilidade com a imprescindível participação do cidadão, sendo que o objetivo do presente trabalho foi alcançado no sentido de estudar o processo de implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos no município de Luziânia/GO.


Texto completo:

PDF

Referências


MILARÉ, Édis. Direito do ambiente / 10. ed. rev., atual. e ampl, - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015.

Ofício 153/2018 da 2a Promotoria de Justiça da Comarca de Luziânia/GO. Disponível em http://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2018/09/28/11_42_31_889_134_OF%C3%8DCIO_ N_153_2018_PJ_LUZI%C3%82NIA_RESPOSTA_RECOM.pdf. Acesso em 18 nov. 2022.

O que a legislação diz sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos? Disponível em https://www.vertown.com/blog/o-que-a-legislacao-diz-sobre-a-gestao-dos-residuos-solidos

-urbanos/. Acesso em 23 de abr. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.