TRANGÊNEROS NO ESPORTE: A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO TERRITÓRIO DE REFLEXÃO, DEMOCRATIZAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPORTE (ED. FÍSICA)

Fellipe Teves, Marcelo Guido

Resumo


Introdução: Este artigo tem proposta de inclusão e acessibilidade das pessoas trangêneros no esporte, conceitua os termos de gênero e trangênero, condições da participação dos trangêneros no esporte e elucidar os conceitos e propostas da Educação Física cultura corporal do movimento . Objetivo especifico: refletir sobre a problemática da participação dos transgêneros no esporte, elucidar os conceitos e propostas de Educação Física como cultura corporal do movimento, conceituar gênero e transgêneros numa perspectiva biopsicossocial e dissertar a Educação Física como possibilidade de reflexão, democratização e resignificação do corpo. Métodologia: este estudo foi embasado em uma abordagem qualitativa de cunho reflexivo sendo utilizado uma revisão literária onde a plataforma Google acadêmico forneceu os conteúdo , artigos. Palavras-Chave: Educação Física, Gênero, Transgêneros no Esporte, Educação Física e Transgêneros, Sociologia do Corpo, Esporte e inclusão. (Também utilizado como estratégia de busca)


Texto completo:

PDF

Referências


MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi, fev. 2007.

SANTOS, L. F. A. Apostila Metodologia da Pesquisa Científica II. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.