O USO DA ISOTRETINOÍNA NO TRATAMENTO DA ACNE E SEUS EFEITOS ADVERSOS (FARMÁCIA)

Joice Reis, Paola Santos, Clezio Abreu

Resumo


Introdução: A acne é um distúrbio inflamatório que se dá na pele, muito comum que afeta as pessoas em qualquer fase da vida. O seu tratamento e através do uso da isotretinoína oral que é um retinóide que atua no impedimento e no surgimento de infecções causadas pela bactéria Propionibacterium acne, o uso deste medicamento pode gerar alguns efeitos adversos como a produção salivar, ressecamento das mucosas e de outras partes do corpo. Objetivo: Abordar os efeitos adversos da isotretinoína em pacientes com acne vulgar e severa e a relevância do seu uso. Métodos: Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura por meio das bases realizadas através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e nas bases de dados SCIELO, PubMed, Google Acadêmico e revista ligadas ao tema em questão entre os anos 2013 até 2022. Resultados: O uso deste medicamento tem que ser feito mediante orientação, para que o seu uso seja da melhor maneira possível, com um cuidado e observação para que não possa ocorrer algum tipo de efeito adverso. Conclusão: Este medicamento tem se mostrado de grande eficácia no tratamento da acne, sendo necessário, atenção a possíveis efeitos adversos causados pelo seu uso.
Palavras-Chave: Acne; Isotretinoína; Medicamento; Tratamento.


Texto completo:

PDF

Referências


TABAKMAN, R. Quais são as bases da recomendação da isotretinoína para o tratamento da acne? Medscape. 2019. Disponível em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6503153 Acesso em: 27 de março de 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4233509/mod_resource/content/0/Trivinos-Introducao-Pesquisa- em_Ciencias-Sociais.pdf Acesso em: 22 de maio de 2022.

VILLANI, A. et al. Isotretinoína oral para acne: uma visão completa. Parecer sobre Segurança de Medicamentos. Taylor & Francis Online, v. 21, n. 8, pág. 1027–1037, 19 jul. 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14740338.2022.2102605?journalCode=ieds20


Apontamentos

  • Não há apontamentos.