INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PÓS COVID-19 (FISIOTERAPIA)

Matheus Santos, Sabrina Câmara, Eliane Monteiro

Resumo


Introdução: Crianças e adolescentes também foram acometidos pelo vírus da Covid-19, porém apresentavam sintomas menos graves naquelas que não possuíam nenhuma comorbidade. O isolamento social aumenta os impactos na saúde física e mental das crianças e adolescentes tornando-os vulneráveis e dependentes de hábitos sedentários, o que levou a uma vida inativa trazendo resultados negativos da saúde do indivíduo como um todo. A fisioterapia atua desde casos mais brandos, até casos mais graves,
sendo as técnicas fisioterapêuticas importante para amenizar as sequelas da Covid-19. Objetivo: Descrever as intervenções fisioterapêuticas em crianças e adolescentes Pós-covid. Metodologia: Este estudo é de natureza básica e abordagem qualitativa porque o processo de desenvolvimento técnico dos estudos qualitativos são esses parâmetros claros, definidos e compartilhados que permitem o aprimoramento contínuo do fazer científico. Utilizou-se recorte temporal de 2017 a 2023. Conclusão: Ficou evidente a importância da atuação do fisioterapeuta através de intervenções realizadas durante o atendimento a crianças e adolescentes com Covid-19. Sendo o profissional fisioterapeuta responsável por trazer resultados benéficos a esses pacientes, bem como, suas intervenções que são imprescindíveis para a evolução do tratamento, promovendo sempre, a diminuição das possíveis complicações geradas pela doença, bem como promover a melhora e bem-estar desses pacientes. O presente estudo viabiliza intervenções fisioterapêuticas no público infanto juvenil, sendo uma forma precisa. Apesar de discorrer de algumas intervenções, precisa de mais estudos referente ao tema proposto, pois o mesmo vai diversificar mais formas de intervenções.


Texto completo:

PDF

Referências


ADOMAITIS, Ana Paula Guimarães et al. COVID-19 Na população pediátrica: estado da arte. Dissertação de Bacharel em Fisioterapia. Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2021. Disponível em:

https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4151. Acesso em: 07 de setembro de 2022.

BAEK, S. et al. The most downloaded and most cited articles in radiology journals: acomparative bibliometric analysis. European Radiology, v. 28, n. 11, p. 4832–4838, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.