EFEITO DA HIDROTERAPIA NA RECUPERAÇÃO DA MARCHA EM PACIENTES IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON: UMA REVISÃO DE LITERATURA (FISIOTERAPIA)

Mayara Aleixo, Rogério Silva

Resumo


Introdução: O presente trabalho trata sobre os efeitos da hidroterapia no combate ao avanço da doença de Parkinson (DP) das pessoas idosas, é preciso preceituar que conforme o Estatuto da pessoa idosa no Brasil, idoso é todo aquele que tenha idade igual ou maior a 60 (sessenta) anos. Objetivo: descrever os efeitos da hidroterapia na recuperação da marcha em idosos com doença de Parkinson. Materiais e Métodos: estudo bibliográfico, com investigação descritiva com abordagem qualitativa e transversal. Resultado: que a manifestação ou restabelecimento de uma boa qualidade de vida das pessoas com DP. Conclusão: quando aliados a tratamentos fisioterápicos que auxiliem na recuperação da capacidade funcional, proporcionam uma perda motora menor daqueles que não estão sujeitos a tratamentos,
minimizando a progressão degenerativa muscular da DP.


Texto completo:

PDF

Referências


DALEY M.J, Spinks W.L. Exercise, mobility and aging. Sports Med 2000;29(1):1-12.

DIAS, N. P. et al. Treino de marcha com pistas visuais no paciente com Doença de Parkinson. Revista Fisioterapia em Movimento. out./dez. 2005, v. 18, n. 4, p. 43-51.

FASANO, A, Bloem BR. Gait disorders. Continuum (Minneap Minn). 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.