RELAÇÃO ENTRE A NEUROCIÊNCIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: ESTRATÉGIAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA (PSICOLOGIA)

Júlia Araújo, Giselda Silveira

Resumo


Este artigo aborda a relação proposta entre neurociência e o processo de ensino-aprendizagem do inglês na terceira idade, buscando estratégias para a estimulação cognitiva por meio de uma revisão de literatura. O principal objetivo é a busca de estratégias de estimulação cognitiva para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de pessoas na terceira idade através do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. A neurociência, como um amplo campo da psicologia, fornece materiais que auxiliam na compreensão
do processo de ensino aprendizagem, o processo de envelhecimento, além de estratégias para melhor auxiliar o público em questão. Para realizar esta revisão, foram pesquisadas diversas bases de dados acadêmicos, tais como Google acadêmico e Scielo. As palavras-chave utilizadas na pesquisa incluem: “terceira idade”, “envelhecimento”, “neurociência","aprendizagem ", e outras. Esta pesquisa proporcionou a compreensão do processo de envelhecimento e oferece maneiras de estimular a cognição para facilitar o
aprendizado das pessoas nesta etapa da vida. A revisão de literatura possibilitou a compreensão sobre a relação entre neurociência,
ensino e aprendizagem na terceira idade, fornecendo estratégias para estimulação cognitiva. A revisão abordou diversas perspectivas
na literatura, destacando a complexidade do processo de ensino-aprendizagem do inglês na terceira idade e apontando para futuras
direções de pesquisa na psicologia educacional.
Palavras-Chave: Terceira idade; envelhecimento; neurociência; aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


KNOWLES, Malcolm S. (Malcolm Shepherd), 1913-1997. The Adult Learner : a Neglected Species. Houston :Gulf Pub. Co., Book Division, 1984.

LEITE, Carla Alessandra Ruiz; LEITE, Elaine Campos Ruiz; PRANDI, Luiz Roberto. A aprendizagem na concepção histórico cultural. Akrópolis Umuarama, v. 17, n. 4, p. 203-210, out./dez. 2009.

LIMA-SILVA, Thais Bento; SILVA, Guilherme Alves da; SANTOS, Gabriela dos. Idoso, terceira idade ou velho? A forma correta de se referir à velhice. Método Supera, julho,2022. Disponível em: https://metodosupera.com.br/conheca-a-forma-correta-de-se-referir-a-velhice/


Apontamentos

  • Não há apontamentos.