AVALIAÇÃO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE FEIJÃO CARIOCA E PRETO DE CICLO PRECOCE E SEMIPRECOCE PARA O ESTADO DO PARANÁ (Agronomia)

Lya Thaís Globeski, Matheus Morais de Freitas, André Luiz de Oliveira de Francisco, Gislaine Gabardo, José dos Santos Neto

Resumo


O feijão (Phaseolus vulgaris L.) é uma das principais culturas do Brasil. O melhoramento de plantas está buscando aumentar ao máximo do potencial produtivo. O ensaio de valor, cultivo e uso (VCU) é fundamental na comprovação da eficiência da seleção para fins de registro e lançamento de novas cultivares e estudos relacionados a materiais já lançados; O objetivo foi avaliar o desempenho e adaptabilidade de 16 linhagens selecionadas em relação a quatro testemunhas quanto a caracteres agronômicos do feijoeiro, no município de Ponta Grossa-PR para fins de programa de melhoramento e verificação de desempenho/qualidade de cultivares já lançadas. Foram avaliados: germinação a campo, dias até o florescimento, severidade de Antracnose (Colletrichum lindemuthianum) na folha e na vagem, Mancha Angular na planta (Pseudocercospora griseola), Crestamento Bacteriano (Xanthomonas axonopodis pv. Phaseoli), Murcha de Curtobacterium (Curtobacterium flaccumfaciens), produtividade e rendimento de grãos na peneira 10 e 12. Foram observadas a resistência ou suscetibilidade a determinadas doenças avaliadas que evidenciam o sucesso ou falha na hereditariedade das linhagens, além da importância do tratamento de sementes para os índices de germinação e estande, fatores que acabaram por influenciar, principalmente, a qualidade dos grãos. Este trabalho se propôs a avaliar o desempenho de linhagens de feijão precoce e semiprecoce no estado do Paraná, obtendo resultados satisfatórios, devido a existência de informações relevantes de novas linhagens promissoras, além de elucidar a importância da divulgação do conhecimento adquirido e da parceria entre instituições públicas e privadas.

Palavras-Chave: Phaseolus vulgaris; recomendação; cultivares; sanidade; suscetibilidade; doenças.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.