(IN)APLICABILIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONSTITUCIONAIS E DA LEI DE EXECUÇÃO PENAL NOS PRESÍDIOS DO ESTADO DE GOIÁS (DIREITO)

Maria Fernanda Beltrão, Nayara Rodrigues, Adilson Santos

Resumo


RESUMO
O artigo acadêmico aborda a situação carcerária em Goiás, destacando seus problemas, como a superlotação nas celas e a perda da individualidade na aplicação das penas aos detentos, resultando em declínio na qualidade do sistema penitenciário goiano. Tem como objetivo geral identificar a (in)aplicabilidade dos direitos fundamentais constitucionais e da Lei de Execução Penal nos presídios do estado de Goiás, com enfoque nas supressões de direitos e garantias e mecanismos para que o apenado possa vir a ser ressocializado. A metodologia utilizada é a bibliográfica exploratória, amparada no método dedutivo, que auxilia no resultado demonstrando a (in)aplicação da legislação supracitada. Destarte, conclui-se que a (in)aplicabilidade da legislação vigente ocasiona transtornos imediatos nos estabelecimentos penais goianos, que consequentemente invalida direitos básicos e irrenunciáveis.
Palavras-chave: (In)aplicabilidade. Presídios goianos. Supressão de direitos. Violação dos Direitos


Texto completo:

PDF

Referências


TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. Tratado de Direito Internacional dos DireitosHumanos. Porto Alegre: Sergio Fabris. v. I, 1997, p. 22.

VARELA, Dráuzio. Estação Carandiru. São Paulo. Companhia das Letras. 2002.

ZIMBARDO, P. (2019). O Efeito Lúcifer: Entendendo como Pessoas Boas se Tornam Más. Editora Objetiva.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.