EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE DOENÇA DE CHAGAS (ENFERMAGEM)

Claudinei Oliveira, Vilma Barbosa, Vilma Barbosa, Gabriela Rodrigues, Gabriela Rodrigues

Resumo


Introdução: A Doença de Chagas é transmitida através de um parasita transportada pelo barbeiro, protozoário conhecido como Trypanosoma cruzi que, ao entrar em contato com as fezes contaminadas podem penetrar nas mucosas. Objetivos: Esclarecer o papel do enfermeiro em educação em saúde, com foco na prevenção da tripanossomíase e seu diagnóstico, além de levantar dados epidemiológicos, propor medidas profiláticas, descrever o processo de educação em saúde e reconhecer a responsabilidade do
enfermeiro. Metodologia: Foi utilizada a revisão de literatura, com o objetivo de investigação destinada a reaproveitar ou aplicá-la em diversos momentos, com o auxílio de pesquisas bibliográficas em livros, artigos e teses para sua elaboração. Conclusão: artigo elaborado com o objetivo de esclarecer o papel do enfermeiro em educação em saúde, focando na prevenção da tripanossomíase, através de justificativas que comprovem a eficácia no tratamento com sua atuação e orientações, a fim de garantir o bem estar completo do indivíduo, bem como sua qualidade de vida e conforto.
Palavras-Chave: Trypanosoma cruzi; barbeiro; chaguismo.


Texto completo:

PDF

Referências


LIMA, Ronildo de Sousa. Doença de Chagas: uma atualização bibliográfica. RBAC, v. 51,n. 2, p. 103-06, 2019.

MARTINS, Liziane et al. Doença de chagas a partir de questões sociocientíficas naeducação em saúde. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, p. 213-230, 2018.

OKOLI, Chitu et al. Guia para realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. EAD em Foco, v. 9, n. 1, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.