A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA EM SAÚDE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. (ENFERMAGEM)

Gabriel Cesar, Cristiano Drummond

Resumo


Introdução: A higienização das mãos é uma medida crucial na prevenção de infecções relacionadas à assistência em saúde (IRAS), nas unidades de terapia intensiva (UTIs). O impacto adverso das IRAS inclui aumento da morbidade, mortalidade, tempo de internação e custos hospitalares, além da propagação da resistência microbiana. Este estudo aborda a importância da higienização das mãos como pilar na cultura de segurança do paciente, destacando estratégias essenciais para aprimorar a adesão dos profissionais de
saúde nas UTIs. A implementação de programas educativos multimodais, envolvendo todos os níveis hierárquicos, é fundamental, integrando soluções à base de álcool, monitoramento eficaz, feedback transparente, educação continuada, reforço positivo e sensibilização. Objetivo: Este estudo descreve a importância da higienização das mãos em UTIs para prevenir Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo/qualitativo, revisando a
higienização das mãos em UTIs e avaliando o impacto de medidas para adesão, visando a prevenção de  IRAS nessas unidades. Resultado: Os resultados desta análise bibliográfica destacam os principais conceitos e práticas relacionados à higienização das mãos em UTIs, proporcionando uma compreensão aprofundada da adesão bem como o impacto de saúde ligada a essa prática crucial. Conclusão: Em resposta ao objetivo do estudo, esta pesquisa bibliográfica contribui para a compreensão da importância da higienização das mãos em UTIs, fornecendo uma base sólida para futuras intervenções destinadas a melhorar a adesão dos profissionais de saúde e prevenir IRAS nessas unidades.
Palavras-Chave: higienização das mãos; unidades de terapia intensiva; infecção hospitalar; resistência antimicrobiana.


Texto completo:

PDF

Referências


MAZIERO, et al. Estratégias para a promoção da higienização das mãos em serviços de saúde:uma revisão integrativa da literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2013 v. 34, n. 4, p. 190-199.

MOURA et al. Higienização das mãos: conhecimento dos profissionais da saúde em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Revista Gaúcha Enfermagem. 2016 v. 37(3):e55015.

OLIVEIRA, et al. Infecções Relacionadas À Assistência Em Saúde e Gravidade Clínica em Uma Unidade de Terapia Intensiva. 2012 Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(3):89-96.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.