SISTEMATIZAÇÃO PARA RISCO DE INFECÇÃO ABORDANDO HEMODIÁLISE, IDOSO E UTI (ENFERMAGEM)

João Santos, Marcos de Melo, Elias Filho

Resumo


Introdução: A Doença Renal crônica consiste na diminuição da função renal, com taxa de filtração glomerular menor que 60 ml/min, e/ou lesão renal persistente há mais de 3 meses, sendo os idosos o grupo etário com maior necessidade de indicação de tratamento em hemodiálise. Objetivo: analisar a sistematização do atendimento da enfermagem na UTI em pacientes idosos em hemodiálise com foco na prevenção e tratamento de riscos de infecção e suas respectivas intervenções. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada pelo método de revisão integrativa tendo sido utilizados artigos científicos, com a data de publicaçã entre 2019 e 2023. Através de realização de leitura exploratória, analisada e seletiva sobre a temática. Resultado: O cuidado da enfermagem na UTI requer dos profissionais conhecimento técnico e prático consistente para um atendimento especializado em pacientes críticos. Conclusão: o enfermeiro desempenha importante papel como agente facilitador na educação e no suporte aos idosos e seus familiares, bem como a equipe multiprofissional responsável por esse atendimento, através de orientações sobre os riscos que ocorrem antes, durante e depois das seções de hemodiálise, e quais condutas devem ser tomadas para promover a melhora do quadro clinico do idoso, baseado nos diagnósticos da enfermagem.

Palavras-Chave: Risco de infecção; Hemodiálise; Idoso; Intervenções de Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


Costa NN, et al. Incidentes em sessões de hemodiálise à beira leito em unidades de terapia intensiva. Cogitare Enfermagem. 26(7). 2021. Disponível em

https://www.scielo.br/j/cenf/a/FWLQLdjPMwBVnC3XPQvtcZg/?lang=pt Acesso em 30 de julho de 2023.

Daugirdas, JT, Blake PG, Ing TS. Manual de Diálise. 5a ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2016.

Erken E. Avaliação geriátrica em pacientes idosos em hemodiálise. Brazilian Journal of Nephrology. 41 (3). 2019. Disponível emhttps://www.scielo.br/j/jbn/a/tr8vJ6Xm9ms5sCBh64bMzGJ/?lang=pt Acesso em 22 de maio de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.