O ENFERMEIRO FRENTE A ASSISTÊNCIA DA CRIANÇA AUTISTA (ENFERMAGEM)

Lorrany Oliveira, Maria Alves, Gabriela Rodrigues

Resumo


RESUMO
Introdução:O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento, afeta a interação social, comunicação e comportamento, geralmente identificada na infância. A assistência
à criança autista é necessária, dada a sua prevalência global de aproximadamente 1 em 160 crianças, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, a literatura científica carece de pesquisas que explorem a abordagem do enfermeiro na assistência, justificando a necessidade de estudos nessa área. Objetivos: Investigar e identificar as intervenções de enfermagem que podem promover o desenvolvimento social e comportamental de crianças com TEA. Metodologia: Revisão de literatura, baseada em fontes acadêmicas e informações de bancos de dados confiáveis, com critérios de inclusão que focam em pesquisas relacionadas à atuação do enfermeiro na assistência à criança autista, foram analisados 34 artigos para a confecção desta pesquisa científica. Conclusão: O autismo é um transtorno que causa diversas mudanças na vida dos familiares envolvidos, surgindo a necessidade do apoio dos profissionais de saúde no suporte aos cuidados oferecidos, bem como, promover não apenas a saúde física, mas também o bem-estar
emocional e social das crianças autistas e suas famílias.


Texto completo:

PDF

Referências


SOUZA, V. M. O uso de terapias complementares no cuidado à criança autista. Revista Saúde Física & Mental, ISSN 2317-1790, 2018. Disponível em:

https://core.ac.uk/download/pdf/268397609.pdf. Acesso em: 20 Set. 2023.

TURRIONI, J. B.; MELOT, C. H. P. Metodologia de pesquisa em engenharia de

produção: estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.

ZANATTA, E. A. et al. Cotidiano de famílias que convivem com o autismo infantil. Revista Baiana de Enfermagem, v. 28, n. 3, p. 281-289, 2014. Disponível em:

https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10451. Acesso em: 30 Nov. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.