ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PERIOPERATÓRIO DE CIRURGIAS DE TRANSPLANTES CARDÍACOS: REVISÃO DE LITERATURA. (ENFERMAGEM)

Maria Eduarda Nunes, Cristiano Drummond

Resumo


RESUMO
Introdução: O transplante cardíaco trata-se de uma cirurgia de grande porte e de alta complexidade e que pode vir a apresentar complicações significativas. o paciente demanda uma assistência de toda equipe multiprofissional, em especial a de enfermagem, por vir a ser uma assistência direta e contínua.
Objetivo: Realizar uma análise abrangente, respaldada pela revisão da literatura, acerca do processo de assistência de Enfermagem no contexto perioperatório, com ênfase na atuação do enfermeiro durante este procedimento. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, de abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos descritivo-exploratórios. O método escolhido foi a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), realizada através do acrônimo PICO, nas bases de dados do Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com o auxílio dos descritores: assistência de enfermagem; transplante cardíaco; perioperatório. Ao todo, 79 artigos retornaram das
buscas, sendo que apenas 16 foram incluídos no artigo. Discussão: a atuação da enfermagem permeia todas as fases do transplante cardíaco, desde a seleção do doador até o acompanhamento pós-operatório, ressaltando a importância da qualificação profissional, da gestão da qualidade e daaplicação da SAEP para garantir uma assistência segura e de excelência aos pacientes submetidos a esse procedimento cirúrgico complexo. Considerações Finais: este estudo proporciona uma base sólida para a reflexão, discussão e aprimoramento das práticas de enfermagem perioperatória em transplantes cardíacos.

Palavras-Chave: Enfermagem; Transplante Cardíaco, Perioperatório.


Texto completo:

PDF

Referências


SOUSA, Luís Manuel Mota Sousa et al. Modelos de formulação da questão de

investigação na prática baseada na evidência. 2018.

TAQUETTE, Stella R.; BORGES, Luciana. Pesquisa qualitativa para todos. Editora Vozes, 2021.

VILAÇA, Rafael Saldanha et al. Transplante cardíaco: repercussões clínicas e

manejo cirúrgico. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 1, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.