A importância da Intervenção da Enfermagem durante o atendimento pré hospitalar de urgência e emergência: Uma revisão sistemática (ENFERMAGEM)

Valeria Silva, Sara Cordeiro, Sara Cordeiro, Cristiano Drummond, Cristiano Drummond

Resumo


RESUMO
Introdução: Dentro das áreas de enfermagem, à urgência e emergência vem sendo diariamente ocupada pela enfermagem, os enfermeiros muitas vezes a escolhem pela impotência em resgatar e auxiliar no processo de “salvar” vidas. Objetivo: verificar as possíveis situações durante o atendimento da UE das unidades móveis de resgate e como essas intercorrências podem agravar o estado clínico da vítima emergencial. Materiais e métodos: realizado por pesquisa sistemática a fim de avaliar a percepção dos diversos pensadores sobre a atuação de enfermagem voltada à emergência. Resultados: diversos autores reconhecem a enfermagem e dão enfoque nos protocolos como principal meio que a equipe utiliza para determinar suas ações. Conclusão: Os protocolos de enfermagem são utilizados como principal recurso para os atendimentos de urgência e emergência, cabendo ao enfermeiro ser responsável por sua eficácia ao atendimento ofertado.
Palavras-Chave: Enfermagem; Urgência e Emergência; Intervenções


Texto completo:

PDF

Referências


GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora ATLAS S.A, 2002. 17 p.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora ATLAS S.A, 2002. 42 p.

GOMES, LMC. MACHADO, RET. MACHADO, DR. Hemorragia exsanguinate: uma introdução importante na avaliação primária do trauma. Revista Científica FAGOC - saúde, 2021. Disponível em: https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/saude/article/view/861. Acesso em 05 de

Maio de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.