PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DO DISTRITO FEDERAL DIANTE DOS PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: LINGUIÇA DE FRANGO X EMBUTIDO DE FRANGO (MEDICINA VETERINÁRIA)

Daniele Meireles, Luís Dutra, Simone Gonçalves

Resumo


RESUMO
Ao longo das últimas décadas, houve um notável aumento na comercialização e consumo de linguiças e embutidos no Brasil, impulsionado pela acessibilidade de preços e pela praticidade no preparo desses produtos cárneos. Como problema de pesquisa estabeleceu-se o seguinte:
qual a percepção do consumidor do Distrito Federal acerca das informações de rotulagem. Assim, o presente trabalho teve por objetivo expor a diferença de “embutido de frango” e “linguiça de frango”, bem como constatar se o consumidor tem o hábito da leitura das informações sobre o produto. Para isso, realizou-se uma pesquisa por meio de um questionário virtual, com 14 questões, onde obtivemos respostas referentes a percepção do consumidor do
Distrito Federal quanto à diferença dos produtos e sobre informações contidas em seus rótulos. Este trabalho é relevante à medida que estabelece através dos consumidores a importância da rotulagem e os aspectos observados, criando um alerta da necessidade de maior compreensão das informações sobre o produto. Os resultados revelaram um percentual significativo de
respondentes, onde 66% desconheciam a diferença entre os dois produtos e, constatou-se que 71% não tem o costume de realizar a leitura dos rótulos antes de realizar a compra.


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Referências


Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Manual de rotulagem de produtos de

origem animal. 2019. Disponível em:Manual_de_Rotulagem_de_POA_SISP_Julho_2020.pdf.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. MAPA, Instrução

Normativa, n° 4 de 31 de março de 2000, sobre a regulamentação e outras

providências.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. MAPA, artigo

, decreto n° 9.013, de 29 DE março de 2017, sobre a regulamentação e

outras providências.


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