TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL (TVT) EM CADELA GESTANTE: RELATO DE CASO (MED. VETERINÁRIA)

Sabrina Neves, Yasmin Menezes, Camila Lenza

Resumo


O tumor venéreo transmissível (TVT) é uma neoplasia maligna de origem mesenquimal, transmitida principalmente por contato sexual, caracterizada por seu caráter contagioso. O diagnóstico é estabelecido por meio de anamnese, exame físico e observações das características macroscópicas e clínicas, confirmadas por exame citológico ou histopatológico. O tratamento convencional envolve a utilização de quimioterapia, embora isso possa resultar em perda gestacional ou má formação fetal. Este relato descreve o caso de uma cadela sem raça definida gestante diagnosticada com TVT. A cadela levou a gestação a termo, os filhotes nasceram por cesariana e foram desmamados precocemente para que a cadela pudesse dar início a quimioterapia. Tanto os filhotes quanto a mãe se encontram saudáveis.


Texto completo:

PDF

Referências


NEVES, Larissa Ledo. Tumor Venéreo Transmissível em Cadela, 2021. Disponível em:http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/5566. Acesso em: 10 de setembro de 2023.

ORTIZ, Letícia Salomé. TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL (TVT) CANINO:

epidemiologia, diagnóstico e terapêutica, 2021. Disponível em:http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1849. Acesso em: 9 de outubro de 2023.

RUBIA, MARIA CAROLINA. Ultrassonografia gestacional em cadelas, 2017. Disponível em: http://repositorioacademico.universidadebrasil.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/597. Acesso: 28 de novembro de 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.