A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DO PSICODIAGNÓSTICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA (PSICOLOGIA)

Gabriela Veloso, Ronnan Santos, Sônia Amoroso

Resumo


Introdução: O presente artigo aborda a importância da avaliação psicológica para a elaboração do psicodiagnóstico, através de uma revisão de literatura. Objetivo: O objetivo principal é demonstrar o papel crucial que a avaliação psicológica desempenha na formulação do psicodiagnóstico, instrumento fundamental na prática clínica da Psicologia. A avaliação psicológica fornece uma visão ampliada e detalhada das funções cognitivas, emocionais e comportamentais do indivíduo, auxiliando o profissional na compreensão
das dificuldades enfrentadas pelo paciente e na definição das melhores estratégias terapêuticas. Materiais e Métodos: Para realizar essa revisão, foram pesquisadas várias bases de dados acadêmicas, incluindo PsycINFO, PubMed e Google Acadêmico. As palavras-chave usadas na pesquisa incluem 'avaliação psicológica', 'psicodiagnóstico', 'diagnóstico em psicologia' e 'avaliação em psicologia'. Resultado: Os resultados desta pesquisa reforçam a relevância da avaliação psicológica como base para o processo diagnóstico em Psicologia. Além disso, destacam-se as contribuições dessa prática para o planejamento terapêutico e para a promoção da saúde mental. Conclusão: Espera-se que este trabalho possa contribuir para a valorização da avaliação psicológica no contexto clínico e para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes de intervenção. Palavras-Chave: avaliação psicológica; psicodiagnóstico; diagnóstico em psicologia e avaliação em psicologia.


Texto completo:

PDF

Referências


SOARES, Antonio Rodrigues. A Psicologia no Brasil. Psicologia, Ciência e Profissão. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/ptsPLZhXfqLTzKmyj7b6pDp/?format=pdf. Acesso em: 07 de set. 2023.

SUE, Derald Wing; SUE, David; NEVILLE, Helen A.; SMITH, Laura. Counseling the culturally diverse: Theory and practice. John Wiley & Sons, 2016.

URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.