RELAÇÃO ENTRE A NEUROCIÊNCIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: ESTRATÉGIAS DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA (PSICOLOGIA)

Júlia Araujo, Giselda Silveira

Resumo


Este artigo aborda a relação proposta entre neurociência e o processo de ensino-aprendizagem do inglês na terceira idade, buscando estratégias para a estimulação cognitiva por meio de uma revisão de literatura. O principal objetivo é a busca de estratégias de estimulação cognitiva para auxiliar o processo de ensino aprendizagem de pessoas na terceira idade através do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. A neurociência, como um amplo campo da psicologia, fornece materiais que auxiliam na compreensão do processo de ensino aprendizagem, o processo de envelhecimento, além de estratégias para melhor auxiliar o público em questão. Para realizar esta revisão, foram pesquisadas diversas bases de dados acadêmicos, tais como Google acadêmico e Scielo. As palavras-chave utilizadas na pesquisa incluem: “terceira idade”, “envelhecimento”, “neurociência","aprendizagem ", e outras. Esta pesquisa proporcionou a compreensão do processo de envelhecimento e oferece maneiras de estimular a cognição para facilitar o
aprendizado das pessoas nesta etapa da vida. A revisão de literatura possibilitou a compreensão sobre a relação entre neurociência, ensino e aprendizagem na terceira idade, fornecendo estratégias para estimulação cognitiva. A revisão abordou diversas perspectivas na literatura, destacando a complexidade do processo de ensino-aprendizagem do inglês na terceira idade e apontando para futuras
direções de pesquisa na psicologia educacional.
Palavras-Chave: Terceira idade; envelhecimento; neurociência; aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


SILVA, Gisele Cristina Resende Fernandes. O método científico na psicologia: abordagem qualitativa e quantitativa. Universidade Federal do Amazonas, 2010.

SISTO, Fermino Fernandes; CASTRO, Nelimar Ribeiro de; FERNANDES, Dario Cecilio; SILVEIRA, Fernando José. Atenção seletiva visual e o processo de envelhecimento. Universidade São Francisco. São Paulo, 2010.

SOUSA, Rosely Gamboa. A aquisição de uma língua estrangeira por idosos como estímulo para a memória. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.